Assembleia Municipal de Mafra contra supressão da passagem pedonal da Linha do Oeste na Malveira
- Categoria: Oeste
- 18/12/2024 22:06
A Assembleia Municipal de Mafra aprovou hoje por unanimidade uma moção em que é pedida à empresa Infraestruturas de Portugal que mantenha a passagem pedonal da Linha do Oeste na Malveira, no âmbito da requalificação da linha.
A moção, lida pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bizarro, refere que o projecto de modernização da Linha Ferroviária do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) contempla a supressão da passagem pedonal na Malveira. Segundo a assembleia, a passagem pedonal possui "elevada utilização" e facilita o acesso da população ao centro da vila, onde se localizam escolas e diversos serviços públicos. Com a sua supressão, a população é obrigada a efectuar um "trajeto mais longo" e a recorrer ao transporte individual.
Se a passagem pedonal for suprimida, os deputados municipais alertam também para a "insegurança de quem continuar a atravessar a linha". Dada a existência de uma curva, os deputados municipais recomendaram que seja instalada uma passagem pedonal desnivelada.
Na mesma sessão da Assembleia Municipal, foi entregue um abaixo-assinado da população contra a supressão da passagem pedonal. O presidente da câmara, Hugo Luís, disse que o município já efectuou contactos com a Infraestruturas de Portugal no mesmo sentido.
O projecto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz), com obras de requalificação e electrificação da linha, está dividido em duas empreitadas, que estão a decorrer, sendo a primeira a de electrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros. A segunda consiste na modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros. Contudo, o investimento global é de 160 milhões de euros, incluindo expropriações, de acordo com a empresa.
Texto: ALVORADA com agência Lusa