Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste recebeu 52 toneladas de dádivas alimentares na campanha deste fim-de-semana

BAO arquivo

Foram recolhidos 52.039 kg de bens alimentares pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste (BAO) este fim-de-semana, no âmbito da campanha nacional, que foi promovida nos oito concelhos abrangidos por esta instituição sediada nas Caldas da Rainha. Segundo os dados revelados pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste - Concelho da Lourinhã, esta segunda e última campanha do ano registou mais quatro toneladas que no ano passado. Em relação aos dados do BAO por concelho são os seguintes: Alcobaça - 12.215 kg; Peniche - 4.588 kg; Cadaval - 1.174 kg; Caldas - 15.978 kg; Lourinhã - 8.181 kg; Óbidos - 2.278 kg; Bombarral - 4.000 kg; Nazaré - 3.625 kg.

O lema da campanha deste ano foi 'Para mais de 380 mil portugueses, o melhor presente é a sua ajuda', numa referência à quantidade de pessoas apoiadas com alimentos no ano passado através de 2.400 instituições de solidariedade social de todo o país. Os Bancos Alimentares Contra a Fome promoveram esta campanha de recolha de alimentos com a colaboração de mais de 2.000 hipermercados e supermercados e 40.000 voluntários.

Além da recolha de alimentos, decorre também a campanha Ajuda Vale em supermercados e no site www.alimentestaideia.pt, que permite apoiar a causa a partir de casa ou mesmo estando fora do país.

Os 21 Bancos Alimentares em actividade em Portugal, entre os quais o BAO Oeste, “distribuíram 24.262 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39,4 milhões de euros), num movimento médio de 97 toneladas por dia útil”, sob a forma de cabazes ou refeições feitas, segundo dados das associações.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)