Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste mantém 81 casos positivos com mais um doente em Alcobaça e uma recuperação em Torres Vedras

Covid 19 7

Nas últimas 24 horas manteve-se o número de doentes activos na região Oeste: 81. Contudo, há a registar mais um caso activo em Alcobaça mas, ao invés, há menos um em Torres Vedras, graças à recuperação de um doente.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (26), Torres Vedras (16), Alenquer (11), Caldas da Rainha (8), Peniche (6), Cadaval (5), Lourinhã (4), Arruda dos Vinhos (4) e Bombarral (1). Os concelhos de Sobral de Monte Agraço, Nazaré e Óbidos estão sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul qu, continua hoje a omitir os casos de doentes em vigilância. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a informação disponibilizada a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e segundo o Controlo da Situação Epidemiológica, confirma a manutenção de quatro casos activos e quatro casos curados confirmados. Segundo informação da Delegada de Saúde, continua uma pessoa em vigilância passiva, 12 (inalterado) em confinamento obrigatório (seguido pela Autoridade de Saúde), uma pessoa em vigilância passiva (inalterado), mantêm-se 49 em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 61 em isolamento (inalterado). Há, neste momento, 16 (inalterado) pessoas a aguardar os resultados das análises laboratoriais e foram emitidos 48 (mais três) certificados de isolamento profiláctico.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que diminuiu para 16 (menos um) o número de casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 42 casos (inalterado) confirmados, dos quais 26 (mais um) são doentes que estão recuperados. Há um aumento de casos suspeitos para 18 (inalterado) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 78 (menos três) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); São Pedro da Cadeira (2); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (1); Turcifal (1); Ramalhal (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (4).

No concelho do Bombarral mantém-se um caso positivo. Há a registar dois recuperados e um óbito. A autarquia não avança hoje informações.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere seis (inalterado) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (4), Ferrel (1) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há três doentes que recuperaram. Estão ainda 28 (menos oito) pessoas em quarentena.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que não houve alteração em relação ao dia de ontem, pelo que mantêm 11 casos positivos no concelho. A situação epidemiológica é a seguinte: oito infectados na União de Freguesias de Alenquer; três infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais. Há seis doentes recuperados. Não são avançados mais dados.

No concelho do Cadaval há cinco (manutenção) casos positivos no concelho e um recuperado. Os doentes estão assim distribuídos: Vermelha (3); Cadaval e Pêro Moniz (1). Há um caso activo de um residente que está ausente do concelho.

O concelho de Alcobaça regista 26 (mais um) doentes infectados segundo a OesteCIM. Há cinco casos de doentes recuperados. A autarquia nada informa hoje sobre a situação epidemiológica na sua página oficial.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum doente infectado.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos revela que continuam a existir quatro doentes infectados. Não há alteração do quadro epidemiológico e não foram avançados mais dados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. Hoje a autarquia não publicou o boletim da situação epidemiológica. O de ontem dava conta dos seguintes dados: 16 pessoas contactadas na investigação dos casos Covid-19 e 16 pessoas com alta de vigilância.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que se mantém a situação referente ao dia de ontem: oito os casos activos, com o total de 25 casos confirmados e 14 recuperados e três óbitos. O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, reporta a informação da OesteCIM. O CDOS de Leiria adiantava ontem que havia 31 pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA.