Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste baixou para 81 casos positivos e dois doentes recuperados são do concelho da Lourinhã

Covid 19 7

Nas últimas 24 horas diminui o número de doentes activos na região Oeste: são agora 81 (menos quatro). Contudo, há a registar mais três casos activos em Torres Vedras. Houve a recuperação de doentes na Lourinhã (2), Alcobaça (1), Caldas da Rainha (1), Cadaval (1) e Alenquer (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (25), Torres Vedras (17), Alenquer (11), Caldas da Rainha (8), Peniche (6), Cadaval (5), Lourinhã (4), Arruda dos Vinhos (4) e Bombarral (1). Os concelhos de Sobral de Monte Agraço, Nazaré e Óbidos estão sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul que, hoje, omite os casos de doentes em vigilância. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a informação disponibilizada a partir de hoje permite que também as pessoas com deficiência visual possam aceder ao Controlo da Situação Epidemiológica. Há agora quatro casos activos (menos dois), pelo que subiram para quatro os casos confirmados curados. Segundo informação da Delegada de Saúde, há uma pessoa em vigilância passiva, 12 em confinamento obrigatório, uma pessoa em vigilância passiva, 49 em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar), 61 em isolamento. Há, neste momento, 16 pessoas a aguardar os resultados das análises laboratoriais.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que aumentou para 17 (mais três) o número de casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 42 casos (mais três) confirmados, dos quais 25 (mais dois) são doentes que estão recuperados. Há um aumento de casos suspeitos para 18 (mais oito) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 81 (mais 20) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); São Pedro da Cadeira (2); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (1); Turcifal (1); Ramalhal (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (4).

No concelho do Bombarral mantém-se um caso positivo. Há a registar dois recuperados e um óbito. Da última informação do CDOS de Leiria estavam 17 pessoas em vigilância pelas autoridades. A autarquia não avança mais informações.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere seis (inalterado) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (4), Ferrel (1) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há três doentes que recuperaram. Estão ainda 36 (inalterado) pessoas em quarentena. A última informação do CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, dava conta de 117 em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que são agora 11 (menos um) casos positivos com a recuperação de um doente na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres. A situação epidemiológica é a seguinte: oito infectados na União de Freguesias de Alenquer; três infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais. Há seis doentes recuperados. Não são avançados mais dados.

O Município do Cadaval revela que há agora cinco (menos um) casos positivos no concelho. A autarquia revela hoje que o primeiro caso concelhio dado hoje por recuperado pela autoridade de saúde é da freguesia de Painho e Figueiros. “Mantêm-se então activos, à data, um total de cinco casos, devidamente isolados e acompanhados clinicamente”, esclarece a edilidade. Os casos positivos estão assim distribuídos: Vermelha (3); Cadaval e Pêro Moniz (1). Há um caso activo de um residente que está ausente do concelho.

O concelho de Alcobaça regista 25 (menos um) doentes infectados segundo a OesteCIM. Há cinco casos de doentes recuperados. A autarquia nada informa hoje sobre a situação epidemiológica na sua página oficial. O CDOS de Leiria informou ontem que estavam 85 pessoas em vigilância pelas autoridades, segundo dados do ACES Oeste Norte.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum doente infectado. A informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Protecção Civil Municipal é de inexistência de novos casos confirmados de infecção. Recorde-se que já ocorreram duas mortes no concelho. O CDOS de Leiria informou ontem que eram 28 pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos revela que continuam a existir quatro doentes infectados. Não há alteração do quadro epidemiológico e não foram avançados mais dados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. Hoje a autarquia publicou o boletim da situação epidemiológica: 16 (inalterado) pessoas contactadas na investigação dos casos Covid-19, 16 (mais um) pessoas com alta de vigilância.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que são agora oito os casos activos (menos um), com o total de 25 casos confirmados e 14 recuperados e três óbitos. A autarquia informa, a exemplo de Alenquer, que decidiu alterar a apresentação dos dados da epidemia Covid-19 no concelho devido às orientações sobre a divulgação desta informação por parte da Comissão Nacional de Protecção de Dados. “A CNPD entende que a divulgação e disponibilização diária por parte dos Municípios dos boletins de dados epidemiológicos dos concelhos e das freguesias com menos de três casos atenta contra conceitos de reserva da privacidade e protecção de dados pessoais. Esta entidade fez ainda saber que vai avançar com queixas-crime contra os Municípios que procedam à divulgação desta informação detalhada por território pois, segundo a CNPD, trata-se de uma matéria que apenas deve ser do conhecimento das autoridades de Saúde e de Segurança, sujeitas à obrigação de sigilo. Neste quadro passaremos a divulgar apenas os dados globais do concelho”, frisa a Câmara Municipal. A última informação do CDOS de Leiria revela que havia 89 pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, reporta a informação da OesteCIM. O CDOS de Leiria adiantava ontem que havia 31 pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA