Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presépio medieval de Atouguia da Baleia com nova leitura por jovem designer penichense

presepio medievel atouguia baleia

A Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia convidou a designer gráfica e de comunicação, Nicole Reis, a criar uma leitura contemporânea para uma das mais importantes peças de arte da vila, o baixo-relevo medieval da Natividade da Igreja Matriz de São Leonardo. O trabalho da jovem penichense será o presépio deste ano no Largo de Nossa Senhora da Conceição, recriando um efeito de vitral.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, o presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, António Salvador, explica que “a existência de uma peça tão especial como a Natividade na nossa Igreja Matriz deve ser sempre motivo de orgulho” e que “a Junta de Freguesia achou que para dar um cunho identitário ao nosso Natal, podíamos olhar para esta peça histórica em busca de inspiração”. Acrescenta que “esta é uma forma de podermos apoiar uma nova geração de artistas locais, como temos vindo a fazer ao longo dos anos”.

Formada em Design Gráfico, Nicole Reis realizou os seus estudos em Lisboa e Praga e actua como designer independente. Especializada nas áreas de identidade visual e design editorial, diz que foi “com entusiasmo que aceitei o desafio de interpretar, em efeito vitral, o baixo-relevo da Natividade”, adianta o comunicado da edilidade.

Sublinhando que a Natividade se trata de uma peça que é “um símbolo histórico da nossa vila”, Nicole Reis refere que “criar uma nova interpretação ilustrativa, foi um processo enriquecedor”, em que sentiu que “estava a contribuir para a valorização e preservação da história da nossa terra”.

O presépio em efeito vitral será colocado no Largo de Nossa Senhora da Conceição a partir do próximo dia 29, tendo a Junta de Freguesia apostado por iluminar os elementos próprios do largo, como as arcadas da igreja, as árvores e o coreto. O resto da freguesia terá igualmente iluminação de Natal, além de pequenos presépios.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMP
Imagem: CMP