Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

AIRO lança projecto ‘Startup Oeste’ em sessão que assinala duas décadas de incubação de empresas

AIRO novo

A AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste celebra este ano 20 anos de aceleração de empresas, tendo agendado para o próximo dia 28, quinta-feira, uma sessão que decorrerá ao longo do dia que incluirá a apresentação do projecto ‘Startup Oeste’, do plano empresarial para a Expoeste e promoverá ainda uma mesa-redonda com o testemunho de alguns empreendedores apoiados pela instituição. Estão também previstos debates com especialistas em inovação e tecnologia. Em comunicado, a AIRO destaca o facto de que a incubadora representa “uma força motriz”, sendo responsável “pelo aceleramento, crescimento e desenvolvimento de algumas empresas da região Oeste”.

O programa inicia-se pelas 9h30 com uma sessão de boas-vindas que incluirá as intervenções de Jorge Barosa (presidente da direcção da AIRO), Vítor Marques (presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha) e Dora Ribeiro (directora do IEFP - Instituto do Emprego e da Formação Profissional Oeste Norte). Segue-se o debate sobre ‘Medidas de apoio ao empreendedorismo e às Empresas’ com Dora Ribeiro (IEFP), que abordará o PAECPE (Programa de Apoio ao Empreendimento e à Criação do Próprio Emprego), Estágios profissionais - Estágios iniciar - Estágios + Talento e Apoios à contratação: + Emprego, + Talento. Segue-se Bruno Teixeira (CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social) e um representante da Startup Portugal. Vítor Marques (CMCR) falará sobre a ‘Estratégia para incentivar o empreendedorismo’ e Daniela Félix (técnica da AIRO) sobre ‘20 anos, 2 mil empreendedores’. Pelas 11h35 será feito o lançamento da ‘StartUp Oeste’ por Sérgio Félix (secretário-geral da AIRO) e, ainda antes de almoço, Joaquim Beato (vice-presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha) fará a apresentação das obras na Expoeste.

Da parte da tarde, a partir das 14h30, estará em destaque os ‘Meios de financiamento a micro e PME's, com enquadramento da sessão por um representante da AIP - Associação Industrial Portuguesa e ‘Apresentação do produto, formas de acesso e processo de decisão’ pela empresa Five Credit, uma nova 'fintech' portuguesa com um objectivo definido: financiar exclusivamente micro e Pequenas e Médias Empresas portuguesas através de uma plataforma 100% digital. Seguem-se dois painéis, o primeiro dos quais intitulado ‘20 Anos de colaboração e crescimento - Estruturas de apoio ao empreendedorismo na região Oeste’, com intervenções de Miguel Silvestre (Parque Tecnológico de Óbidos), Pedro Pestana (Município da Lourinhã), Raquel Luz (Município de Torres Vedras), Luís Correia (Município de Alenquer) e um representante do Município de Sobral de Monte Agraço. O segundo painel é dedicado a ‘20 Anos de histórias e de sucessos’ e terá locuções de Ana Almeida e Ana Adão (Zullas Nazaré’s Surf Village), Luís Teixeira (Táxi Teixeira), Rui Eusébio (Eusébio’s Hamburgeria), Patrícia Santos (Talica - Retrosaria), Rute Rosa (Laboratório d'estórias), Pedro Azevedo (Cerveja Bordallo) e Miguel Lemos e André Martins (Creatinfor). Os trabalhos deverão encerrar às 18h00.

Com sede nas Caldas da Rainha, a AIRO tem entre os corpos gerentes a empresária lourinhanense Filomena Frade, enquanto vogal da direcção em representação da empresa Louritex, Lda.

Texto: ALVORADA com comunicado da AIRO