Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral promove concentração contra a falta de médicos
- Categoria: Oeste
- 15/11/2024 10:27
Está agendada para este sábado de manhã uma concentração de protesto pela falta de médicos de família no Bombarral, numa acção promovida pela Comissão de Utentes do Centro de Saúde. Com início previsto para as 10h00, defronte do edifício público gerido pela Unidade Local de Saúde do Oeste, esta iniciativa, segundo os seus promotores, realiza-se “em defesa da saúde”.
Dois anos depois da última iniciativa promovida pela Comissão de Utentes do Centro de Saúde do Bombarral, a situação tem vindo a agravar-se, à semelhança do que sucede praticamente em todo o país e, segundo um comunicado enviado ao ALVORADA, “os utentes deste concelho têm cada vez menos acesso aos cuidados de saúde primários”.
A Comissão de Utentes do CSB sublinha que não estão colocados em forma efectiva nenhum médico de família, “o que quer dizer que mais de 13 mil pessoas estão sem médico e as consultas dadas por médicos tarefeiros são muitas vezes realizadas por teleconsulta”. Daí que, para esta comissão, “os serviços prestados ficam aquém dos mínimos, ficando comprometido o acompanhamento e tratamento de muitos utentes”.
Frisando que o acesso à prestação de cuidados de saúde é um direito, a Comissão de Utentes do CSB exige que “a actual situação se reverta” porque “não podemos continuar sem médicos, sem consultas, sem cuidados”, concluindo que “queremos e precisamos de um Serviço Nacional de Saúde gratuito e de qualidade para todas as pessoas!”.
A Comissão de Utentes do CSB promoverá ainda uma marcha do Centro de Saúde do Bombarral à Praça do Município para alertar a população e as instituições para a resolução dos problemas dos utentes do SNS do concelho.
Recorde-se que há dois anos foi lançada por esta comissão uma petição pública pela melhoria das condições de saúde no concelho que foi entregue na altura a diversas instituições estatais.