Congresso Empresarial do Oeste decorre esta quarta-feira no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha
- Oeste
- 12/11/2024 22:03
A empresária lourinhanense Filomena Frade, enquanto presidente da assembleia geral da FAERO - Federação das Associações Empresariais da Região Oeste, vai intervir na sessão de abertura do Congresso Empresarial do Oeste, que esta quarta-feira regressa ao Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha. Com início às 9h00, os trabalhos abrem com a intervenção de Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, encerrando a sessão de abertura Pedro Folgado, enquanto presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.
O Congresso Empresarial do Oeste, que teve a sua última edição em 2018, voltará a realizar-se com o objectivo de fomentar o desenvolvimento económico e social da região. O encontro reunirá empresários, líderes de opinião e representantes de diversos sectores para debater os desafios e oportunidades regionais, estando dividido em três eixos temáticos.
São esperados cerca de 300 participantes que, ao longo de oito horas, irão assistir à intervenção de mais de duas dezenas de oradores. O primeiro painel abordará ‘Os Desafios Estratégicos da Região Oeste (Viver, Trabalhar e Investir - PT2030)’, enquanto que o segundo versará sobre ‘Desafios para a Criação de Valor nas empresas - RH - ESG Governança Ambiental, Social e Corporativa: Um Novo Desafio para a Região do Oeste’, concluindo-se com a sessão sobre ‘Tecnologia e Inteligência Artificial nos Territórios’.
De acordo com a organização - constituída pela OesteCIM, FAERO e Município das Caldas da Rainha - está confirmada a presença de representantes de diversas entidades, como a Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA), Instituto Politécnico de Leiria, Fórum Oceano e Associação da Economia do Mar, Frutas Classe - Comércio de Frutas, S.A. e Turismo de Portugal. Entre os oradores convidados estarão presentes Jorge Brandão (vogal-executivo da Comissão Directiva no Centro 2030), Rui Veloso (director-coordenador da Direcção de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal), Paulo Madruga (‘partner’ da EY Portugal), Isabel Caldeira Cardoso (presidente da Comissão Executiva da AICEP Global Parques), entre outros oradores convidados. “Este evento será uma oportunidade para aumentar a visibilidade das marcas, estabelecer novas parcerias, criar novas oportunidades de negócio e demonstrar o compromisso com o desenvolvimento económico e social da região”, sublinha um comunicado da organização enviado ao ALVORADA.
A comissão organizadora conta com o apoio do Instituto Politécnico de Leiria, através da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche. As inscrições são gratuitas, com excepção do almoço, que pode ser adquirido mediante pagamento no local. Não há forma de assistir remotamente ao evento porque não está prevista transmissão ‘online’, uma vez que, ainda de acordo com a organização, “o objectivo é incentivar o ‘networking’ e troca de ideias no mesmo espaço físico”. O fim dos trabalhos está apontado para as 18h30.
Texto: ALVORADA