Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste baixa para 90 casos positivos com recuperações em Alcobaça, Torres e Caldas

Covid 19 7

Nas últimas 24 horas baixou novamente o número de registos de casos positivos na região Oeste: são agora 90 (menos cinco). Houve a recuperação de doentes em Alcobaça (2), Torres Vedras (2) e em Caldas da Rainha (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (24), Torres Vedras (16), Alenquer (14), Caldas da Rainha (10), Peniche (8), Cadaval (6), Lourinhã (5), Arruda dos Vinhos (4), Bombarral (2) e Óbidos (1). Ao concelho de Sobral de Monte Agraço já se tinha juntado o concelho da Nazaré sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a autarquia não avançou até às 24h00 com o habitual com o boletim epidemiológico mas o último revelava cinco (inalterado) doentes infectados pela Covid-19. Dois doentes recuperaram. Segundo confirmou ao ALVORADA a Câmara Municipal, com base na informação disponibilizada pela Delegada de Saúde, os casos estavam assim distribuídos: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (3), União de Freguesias de Miragaia e Marteleira (1); e Reguengo Grande (1). A situação epidemiológica dava ainda conta de 18 pessoas (menos duas) em vigilância activa (quarentena) e nenhuma pessoa, pelo segundo dia consecutivo, em auto-avaliação (nas suas residências).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que continuam a descer os casos activos, estando agora em 16 (menos dois), que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 39 casos (inalterado) confirmados, dos quais 23 (mais dois) são doentes que estão recuperados. Há uma subida de casos suspeitos para 22 (mais dois) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 40 (menos dois) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5); São Pedro da Cadeira (2); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (1); Ramalhal (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (1).

O concelho do Bombarral continua com dois casos activos. Recorde-se que neste concelho já morreu uma pessoa vítima da doença e há o registo de uma pessoa recuperada. A edilidade não adianta mais informação sobre a situação epidemiológica. O ACES Oeste Norte informa, segundo o CDOS de Leiria, que há 21 (menos duas) pessoas em vigilância pelas autoridades.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere oito (inalterado) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (5), Serra D’El Rei (1), Ferrel (1) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há um doente que recuperou. Estão ainda 41 (mais cinco) pessoas em quarentena. Segundo dados avançados hoje pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 105 (mais três) os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se mantêm 14 casos positivos. Numa comunicação na sua página do Facebook, a autarquia revela que recebeu um “contacto formal” indicando que a Comissão Nacional de Proteção de Dados se encontra a apresentar queixa-crime contra todos os municípios que divulguem informação detalhada abaixo dos três casos de infectados (por concelho ou freguesia), pelo que “passaremos a mudar a nossa forma de apresentação de dados”. Ou seja, a partir de agora a Câmara Municipal só divulgará os dados desagregados por freguesia para as freguesias que tenham três ou mais casos positivos. A situação epidemiológica não regista alterações face aos dados de ontem: nove infetados na União de Freguesias de Alenquer (dois recuperados); três infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; e um recuperado e dois infectados nas restantes freguesias do concelho. Não são avançados mais dados. O município de Alenquer anunciou que adquiriu 15 mil ‘kits’ de Protecção Individual, a distribuir por todas as famílias do concelho, num investimento superior a 100 mil euros. Cada ‘kit’ é constituído por seis pares de luvas de nitrilo extra-resistentes, seis máscaras cirúrgicas e um folheto informativo sobre a sua correcta utilização.

O Município do Cadaval tem seis (inalterado) casos positivos no concelho, distribuídos pelas freguesias: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1); e Cadaval e Pêro Moniz (1). Os últimos dados conhecidos revelavam sete (menos duas) pessoas em vigilância activa e um (menos 10) casos em vigilância passiva. Não foram hoje avançados dados pela autarquia. No âmbito do apoio aos alunos do concelho, a autarquia faz um apelo aos empresários para uma possível doação de computadores que possam ter, já obsoletos para a empresa mas que possam servir para os alunos utilizarem nas aulas, no âmbito do ensino à distância. O município cadavalense revelou que já distribuiu, pelas juntas de freguesia do concelho, um total de 1.500 máscaras, bem como material para a confecção de mais 4.500 máscaras (TNT - Tecido Não Tecido).

O concelho de Alcobaça regista 24 doentes infectados (menos dois) e quatro casos de recuperação sendo o concelho de Oeste o que regista mais casos. Hoje, na sua página oficial pessoal do Facebook, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, informa que dos 105 testes efectuados aos funcionários do Modelo Continente de Alcobaça (fechado por ordem da autarquia devido à Covid-19), dois deram resultado positivo e quatro deram inconclusivo, que serão novamente testados. “Foi determinado pela Autoridade de Saúde a suspensão do encerramento temporário do estabelecimento tendo sido, porém, considerado imprescindível que todos os trabalhadores que se encontravam ao serviço aquando o aparecimento dos casos positivos de Covid-19, sejam mantidos no seu domicílio até que seja autorizada por esta Autoridade de Saúde o retomar da actividade normal de trabalho. Resulta assim uma equipa de trabalhadores completamente nova para a reabertura do estabelecimento”, declara o edil, pelo que o hipermercado abre as portas amanhã. Enquanto responsável máximo pela Protecção Civil Municipal, Paulo Inácio determinou que todas as grandes superfícies comerciais do concelho remetessem os respectivos planos de contingência para a autarquia. A Câmara Municipal de Alcobaça, em articulação com a Segurança Social, está a preparar, com partilha de custos, o rastreio integral, com realização de testes de Covid-19 a todos os funcionários dos lares e IPSS do concelho. “Este rastreio será alargado aos utentes destas instituições no caso de haver alguma sintomatologia e no caso de algum funcionário acusar positivo”, adianta o autarca que revelou a abertura do procedimento de contratação com vista à oferta, por parte do município, de uma máscara social reutilizável e lavável a cada munícipe do concelho, cumprindo, deste modo, a generalização do seu uso recomendado pela Direção-Geral de Saúde. Convocou ainda para o dia 29 a Comissão Municipal de Protecção Civil para fazer um ponto de situação da Covid-19 no concelho, “com especial incidência à análise das condições de habitabilidade e salubridade da comunidade estrangeira que reside e trabalha sazonalmente na agricultura do concelho”. A autarquia não avançou mais informação sobre a situação epidemiológica do concelho. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades, segundo dados do ACES Oeste Sul, teve uma descida para 115 (menos 26) casos.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum doente infextado. A informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Protecção Civil Municipal é de inexistência de novos casos confirmados de infeção. Recorde-se que já ocorreram duas mortes no concelho. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 28 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos revela que continuam a existir quatro doentes. Não há alteração do quadro epidemiológico. O autarca André Rijo anunciou que 20 doentes da corporação local dos Bombeiros Voluntários foram testados à Covid-19. Foram realizados entre ontem e hoje cerca de 300 testes no concelho, com destaque para utentes e funcionários do lar de idosos.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. Hoje a autarquia não publicou o boletim da situação epidemiológica mas os dados de ontem eram os seguintes dados: 16 (inalterado) pessoas contactadas na investigação dos casos Covid-19, 15 (mais um) pessoas com alta de vigilância e uma (inalterado) pessoas em isolamento com vigilância activa.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que o número de casos activos é agora de 10 (menos um), com o total de 22 (inalterado) casos confirmados e 11 recuperados (mais um). Os doentes estão assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (4), Santa Catarina (2), Tornada e Salir do Porto (1); Alvorninha (1), Foz do Arelho (1) e Santo Onofre e Serra do Bouro (1). Há dois óbitos registados. Não são hoje avançados mais dados pela edilidade. Mas o CDOS de Leiria revela ainda que há uma acentuada subida para 79 (mais 57) pessoas em vigilância pelas autoridades. A Câmara das Caldas da Rainha anunciou que adquiriu tecido e requisitou fábricas de marroquinaria do concelho para a confecção de 100 mil máscaras reutilizáveis que vão ser distribuídas gratuitamente pela população. As máscaras “com uma duração de cinco a 10 utilizações e validadas pelas autoridades de saúde já estão a ser confecionadas para serem distribuídas pela população”, revelou o presidente Tinta Ferreira.

O concelho de Óbidos regista um doente infectado e um recuperado. A Câmara Municipal de Óbidos, sobre a situação epidemiológica. O CDOS de Leiria adianta que há 25 (menos 11) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA.