Estação Salva-vidas de Peniche colabora em resgate médico de norte americano em navio de cruzeiros
- Oeste
- 01/11/2024 11:19
A Marinha, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, durante a noite de ontem, uma operação de busca e salvamento de um homem, de 77 anos, que se sentiu mal quando se encontrava a bordo do navio de passageiros ‘Silver Dawn’.
Segundo um comunicado emitido pela Marinha e enviado ao ALVORADA, o navio, que navegava a 40 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 74 quilómetros, a noroeste de Peniche, contactou o MRCC - Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e informou que tinha a bordo um passageiro que sofria de leucemia e que se tinha sentido mal. “O Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODUMAR) determinou a sua retirada médica urgente”, refere a Marinha.
O resgate ocorreu em estreita coordenação com o Capitão do Porto de Peniche que, para o efeito, empenhou uma embarcação da Estação Salva-vidas de Peniche. “A embarcação chegou ao porto de Peniche pelas 00h15 de hoje e o paciente foi dirigido para unidade hospitalar”, conclui o comunicado.
O 'Silver Dawn’ é um navio de cruzeiros construído em Itália, sendo o terceiro da empresa ‘Silversea’, com sede no Mónaco, tendo capacidade para acolher a bordo 596 passageiros.
A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que ocorram, 24 horas por dia, 365 dias por ano.