OesteCIM cria consórcio ‘PROVERE Explore: iNature & Geopark 2030’ para promover turismo sustentável e de natureza
- Oeste
- 30/10/2024 22:21
O Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste vai aprovar esta quinta-feira o contrato de consórcio no âmbito do ‘PROVERE Explore: iNature & Geopark 2030’, o Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos que é um instrumento territorial operacionalizado no âmbito do Programa CENTRO 2030. Este projecto assenta numa estratégia de eficiência colectiva de turismo sustentável e de natureza em áreas classificadas da Região Centro, visando nomeadamente operar sobre a capacidade de inovação deste recurso na diferenciação da oferta regional, na criação de postos de trabalho e reforço do empreendedorismo na região. Percursos pedestres e de BTT, alojamento, actividades e restaurantes, são assim potenciados por este projecto em 12 áreas classificadas do Centro de Portugal. Na região Oeste estão abrangidas a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e o Parque Natural da Serra D’Aire e Candeeiros.
Na reunião agendada para a sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha, os 12 presidentes de câmara vão também aprovar o contrato-programa para a realização da ‘Baja Oeste Portugal 2024’, prova de todo-o-terreno que que vai decorrer nas estradas da nossa região entre 8 e 10 de Novembro. Organizado pela Escuderia Castelo Branco, a prova automobilística terá o centro nevrálgico no recinto da ExpoTorres, em Torres Vedras. Apoiam ainda esta prova os Municípios de Alenquer, Bombarral, Cadaval, Óbidos, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço. A Baja Oeste de Portugal realiza-se com o apoio da FIM - Federação Internacional de Motociclismo, FIM Europe, FMP - Federação Portuguesa de Motociclismo e a FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Está prevista a participação de cerca de 200 pilotos, provenientes de várias partes do mundo, competindo nas categorias de Autos, SSV, Motos e Quads. O evento vai ser apresentado às 13h00 na sede da OesteCIM.
Ainda segundo a ordem de trabalhos, que o ALVORADA teve acesso, a reunião dos autarcas vai ainda decidir sobre o ajuste directo para a OesteCIM participar nas edições do próximo ano da BTL - Bolsa de Turismos de Lisboa, Nauticampo e FIA - Feira Internacional de Artesanato, que se realizam anualmente na Feira Internacional de Lisboa.
Na ordem de trabalhos figura também o apoio à realização da terceira edição do Curso de Pós-Graduação em ‘Governação e Desenvolvimento Regional e Local’ ministrada pelo ISCPS - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Outro ponto em análise para deliberação é o contrato de Cooperação entre a OesteCIM e a NovaIMS, a Escola de Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa. Também o manifesto RIBO para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os autarcas oestinos vão ainda abordar a realização do próximo Congresso Empresarial do Oeste, que teve a sua última edição em 2018, que voltará a realizar-se no próximo dia 13, quarta-feira, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. O evento é promovido pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, Município das Caldas da Rainha, FAERO - Federação das Associações Empresariais da Região Oeste e conta ainda com o apoio do Instituto Politécnico de Leiria através da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), das Caldas da Rainha, e Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), de Peniche.