Ministra da Saúde recebeu autarcas da OesteCIM e prometeu concurso do novo Hospital do Oeste em 2025
- Categoria: Oeste
- 22/10/2024 17:30
A ministra da Saúde garantiu aos presidentes das 12 câmaras municipais oestinas que o Governo compromete-se a avançar com a construção do novo Hospital do Oeste e que até ao final do primeiro semestre de 2025 será lançado o concurso público e, nessa altura, será revelada a sua localização. Esta posição foi revelada aos autarcas da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste durante a audiência que decorreu esta terça-feira no Ministério da Saúde. Segundo referiu ao ALVORADA Pedro Folgado, presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, a reunião com a ministra Ana Paula Martins “correu bem” e que “foram assumidos [estes] dois compromissos”.
Ana Paula Martins tem um grupo de trabalho do Ministério da Saúde a estudar o processo e qual a melhor forma para a construção do novo hospital oestino, se através de uma PPP (Parceria Público Provada) ou por fundos próprios do Orçamento de Estado. Este grupo está também responsável por concluir o modelo funcional e as valências da nova unidade hospitalar. “O que a ministra precisa de saber é qual a melhor metodologia para a construção do hospital”, esclareceu Pedro Folgado, “esperando que até ao fim do ano lhe deem essa indicação, para poder decidir o que fazer”. Conclui que os autarcas ficaram satisfeitos ao ouvirem da ministra que o novo Hospital do Oeste é para avançar, independentemente da sua localização. Recorde-se que o Bombarral foi o concelho apontado pelo anterior Governo para a sua localização, sendo esta opção contestada pelos autarcas das Caldas da Rainha e Óbidos, que defendem que seja erigido na confluência dos seus concelhos.
O segundo assunto abordado na audiência foi o problema causado pela falta de médicos de família na nossa região, tendo Ana Paula Martins esclarecido que continua a haver dificuldades no recrutamento dos clínicos. Segundo Pedro Folgado, a equipa ministerial “está a acompanhar as estratégias que têm vindo a ser implementadas, nomeadamente o projecto ‘Bata Branca’ e as teleconsultas”. Vai, entretanto, ser aberto um concurso nacional para a contratação de médicos de família. “Vamos aguardar para ver o que é que vai ser”, sendo “uma questão preocupante” para o Oeste.
A governante prometeu manter informada a OesteCIM sobre este processo e sobre as questões ligadas a cada um dos três hospitais que integram a Unidade Local de Saúde do Oeste, e que terá reuniões individuais com os autarcas das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.
Recorde-se que, tal como informámos, o novo Hospital do Oeste consta no Orçamento de Estado para 2025 entre o grupo de quatro novos hospitais que serão construídos pelo Governo, não se descortinando se está inscrita uma verba específica para o equipamento hospitalar para a nossa região.