Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ministra da Cultura esperada na inauguração do Festival Literário Internacional de Óbidos

folioobidos

Está agendada para a próxima quinta-feira, a inauguração da 9ª edição do Fólio - Festival Literário Internacional de Óbidos, que este ano tem como tema ‘Inquietações’. A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, estará presente na cerimónia de entrega do Prémio Millennium bcp - O Texto Vivo, às 18h30, na Tenda Vila Literária, que antecede a abertura da exposição ‘A Baía do Ar’, da vencedora Juju Bento (1999).

Esta iniciativa da Ler Devagar em parceria com a Fundação Millennium bcp, com curadoria de Candela Varas, atribuiu um prémio para a produção e a instalação da obra em diálogo com a obra da escritora Maria Gabriela Llansol, numa sala do Centro de Design de Interiores (CDI), em Óbidos, durante o período do Fólio. 

Pelas 19h00, João Barrento, Prémio Camões 2023, apresenta a palestra ‘Maria Gabriela Llansol - A Vibração Luminosa’, no Centro de Design de Óbidos. A secção Fólio Mais é organizada pela Ler Devagar, co-fundadora e impulsionadora inicial do Fólio e de Óbidos Vila Literária, que este ano conta com curadoria de Candela Varas.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, Joana Pinho, da Ler Devagar e responsável pela secção Fólio Mais refere que “este é o segmento do festival que se ocupa de transformar espaços, proporcionando encontros surpreendentes em lugares inesperados, desafiando as inúmeras formas artísticas com que a literatura se pode relacionar”.

Ao longo de 11 dias, Óbidos recebe quase 600 iniciativas, entre mesas de autor, conversas, lançamentos de livros, apresentações, concertos, tertúlias, debates, sessões, masterclasses, exposições e seminários. O programa de actividades contempla, igualmente, um Eco Mercado, um Planetário, um espaço MyMachine e um espaço Sustentabilidade.

O Fólio - Festival Literário Internacional de Óbidos é uma organização da Câmara Municipal de Óbidos, da empresa municipal Óbidos Criativa, da Fundação Inatel, da Ler Devagar, com o apoio do Turismo de Portugal.

Texto: ALVORADA com comunicado da organização
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)