Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombeiros do Bombarral e Liga dos Bombeiros condecoraram lourinhanense Mapril Baptista pelo apoio à associação

Bombeiros BBR e Mapril Baptista 2024

O lourinhanense Mapril Luís Baptista foi distinguido com a Medalha de Agradecimento da Liga dos Bombeiros Portugueses na cerimónia evocativa dos 100 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, assinalados este sábado com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, Paulo Simões Ribeiro. Esta condecoração deve-se à oferta, em 2021, de uma ambulância de transporte múltiplo no valor de 58.088 euros, pelo empresário nascido em Casal Novo, na freguesia da Moita dos Ferreiros, mas radicado em França há largas décadas.

Mapril Luís Baptista não pôde estar presente na cerimónia e esteve representado por um colaborador de uma das suas empresas. A distinção foi entregue por António Nunes, enquanto presidente da Liga dos Bombeiros Portugues, e por Rui Rocha, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria. Foram ainda reconhecidas pela associação humanitária e pela LBP com a mesma condecoração vários beneméritos particulares, empresas e autarquias, nomeadamente as quatro freguesias do concelho (Juntas de Freguesia do Carvalhal, Pó, Roliça e União das Freguesias de Bombarral e Vale Côvo).

Foram ainda homenageados os autores do livro sobre o centenário da associação benemérita bombarralense, apresentado há poucos dias, a par da oferta formal à instituição de vários equipamentos de socorro pela Comissão de Festas dos Baraçais, Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

O secretário de Estado Paulo Simões Ribeiro atribuiu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral nesta sessão solene realizada no Anfiteatro Municipal - que reabriu após um interregno de mais de três anos devido a obras no Palácio Gorjão e unicamente para esta ocasião - a medalha de mérito de protecção e socorro, no grau ouro e distintivo azul. No despacho assinado pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, esta distinção reconhece “o exemplar percurso da sua existência ao serviço da comunidade e da protecção e socorro de populações com uma actuação sempre caracterizada pelo heroísmo, pela abnegação e pela solidariedade para com o próximo”.

Já a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu a Fénix de Honra, colocada igualmente no estandarte da associação. Trata-se de uma das mais altas condecorações da instituição e que, segundo referiu na ocasião o presidente António Nunes, foi atribuída pelos 100 anos e pelo "excelente trabalho" que os bombeiros fizeram ao longo de um século.

Neste dia de aniversário da corporação bombarralense foram apresentadas as novas viaturas que entraram ao serviço da associação, concretamente um veículo ligeiro de combate a incêndios urbanos (oferecido pelo Município do Bombarral), uma ambulância de socorro (adquirida por iniciativa das juntas de freguesia do concelho e através de donativos de empresas, instituições e amigos dos bombeiros), um veículo tanque de apoio logístico (adaptado de uma viatura pesada oferecida por uma empresa transportadora) e um veículo dedicado ao transporte de doentes adquirido pela associação através de verbas angariadas em peditórios e em actividades culturais e recreativas, nomeadamente no Festival da Cerveja.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA