Geoparque Oeste recebeu galardão da UNESCO durante Conferência Europeia na Islândia
- Oeste
- 03/10/2024 22:31
O Geoparque Oeste recebeu formalmente na Islândia, esta quinta-feira, o diploma da chancela de Geoparque Mundial da UNESCO, na sessão de encerramento da 17ª Conferência Europeia de Geoparques Mundiais da UNESCO, num momento que vai ficar para a história da nossa região. Recorde-se que a decisão da distinção tinha sido decidida pela organização das Nações Unidas em Março, reconhecendo assim a excelência e singularidade do património natural e cultural dos concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.
Esta Conferência Europeia de Geoparques decorreu ao longo de três dias desta semana e o Geoparque Oeste teve oportunidade de apresentar cerca de uma dezena de comunicações relacionadas com boas práticas implementadas ao longo dos últimos anos neste território.
A nossa região esteve representada por uma delegação de autarcas dos diversos municípios - com excepção do Município de Peniche - e por colaboradores da AGEO - Associação Geoparque Oeste (coordenadores executivo e científico, Miguel Reis Silva e Nuno Pimentel, respectivamente, e pelo geólogo Bruno Pereira da equipa técnica), bem como pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste (Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer que preside ao conselho intermunicipal e o secretário-executivo Paulo Simões). Integraram a comitiva também alguns autarcas enquanto membros da direcção da AGEO e vários presidentes de câmara oestinos, com excepção de Peniche (Henrique Bertino), Caldas da Rainha (Vítor Marques) e Torres Vedras (Laura Rodrigues), tendo viajado Ricardo Fernandes (Bombarral), José Bernardo (Cadaval) e João Duarte Carvalho (Lourinhã). Apesar de não integrarem o Geoparque Oeste, os Municípios de Alenquer e Óbidos integram a AGEO e fizeram-se representar nesta viagem pelos seus presidentes de câmara (Pedro Folgado, em dupla função, e Filipe Daniel, respectivamente).
Dos 213 Geoparques que actualmente existem em todo o mundo, localizados em 48 países, 109 estão localizados na Europa, 84 na Ásia e Pacífico, 13 na América Latina e Caraíbas, 5 na América do Norte (Canadá) e apenas 2 em África.
A notícia pode ser lida na íntegra na edição desta sexta-feira do ALVORADA.