Per Arne Glorvigen e The Tiger Lillies no Festival de Acordeões de Torres Vedras
- Oeste
- 02/10/2024 12:49
O norueguês Per Arne Glorvigen e o trio britânico The Tiger Lillies vão estar no Festival Acordeões do Mundo, nas Festas de Torres Vedras, de 25 de Outubro a 11 de Novembro.
O Festival Acordeões do Mundo arranca a 1 de Novembro, com um concerto ‘inédito’ pelo acordeonista João Barradas e pelo contrabaixista Carlos Bica, de acordo com a programação divulgada na página da Internet.
No dia seguinte, é a vez do norueguês Per Arne Glorvigen, que se apresenta a solo, com um programa dedicado a nomes como Piazzolla, Bach ou Grieg.
A 3 de Novembro, o festival apresenta a ópera Buzz, com textos, encenação e concepção artística de Catarina Rodrigues e Susana Quaresma e produção de Rui Oliveira, da Corpo Sonoro- Criação Cultural.
Trata-se de um projecto multidisciplinar construído a partir de canções, árias e duetos de ópera existentes, que aborda a importância e o risco da extinção dos insectos polinizadores, bem como o direito à habitação.
A 8 de Novembro, está agendado o concerto dos britânicos The Tiger Lillies, um trio britânico considerado o “único trio de ópera de rua brechtiana”, com influências do dramaturgo alemão Bertold Brecht e do cantor belga Jacques Brel.
O festival encerra a 9 de Novembro, com a actuação de Catarina Duarte, Emanuel Soares, João Jorge Castro, Mara Santos, Mário Paulo, Rita Nunes, Rodrigo Maurício, Ruben Alves, Ruben Crispim, Sofia Henriques, Tiago Inácio, Tiago Pirralho, Teresa Maurício, Tino Costa, Vítor Apolo, que se juntam em concerto após 20 anos de festival a levarem o som do instrumento a todas as freguesias através das ‘merendas do acordeão’.
Os concertos realizam-se no Teatro-Cine da cidade.
O Festival Acordeões do Mundo integra a programação das Festas de Torres Vedras, por ocasião do feriado municipal, no dia 11 de Novembro.
As festas contam ainda com a 44º edição do Festival das Vindimas, com a eleição da ‘miss vindimas’, tasquinhas das 13 freguesias, actuações de bandas filarmónicas e de grupos folclóricos e etnográficos, concertos, cerimónias religiosas e actividades desportivas.