Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Geoparque Oeste na Islândia recebe galardão oficial durante Conferência Europeia

Conferencia Europeia Geoparques Islandia

O Geoparque Oeste recebe formalmente na Islândia, esta quinta-feira, o diploma da chancela de Geoparque Mundial da UNESCO, na sessão de encerramento da 17ª Conferência Europeia de Geoparques Mundiais da UNESCO, num momento que vai ficar para a história da nossa região. A distinção, que foi formalmente decidida pela organização das Nações Unidas em Março, reconhece a excelência e singularidade do património natural e cultural dos concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

Esta Conferência Europeia de Geoparques decorre entre hoje e quinta-feira e, ao longo de três dias, o Geoparque Oeste tem a oportunidade de apresentar cerca de uma dezena de comunicações relacionadas com boas práticas implementadas ao longo dos últimos anos neste território, mas também o património natural e cultural único que foi reconhecido pela UNESCO. Estão presentes cerca de 400 congressistas, em representação de 100 geoparques de 30 países.

O evento decorre no Geoparque Mundial Reykjanes, península da região de Suðurnes, mais concretamente em Reiquianesbaer - a cerca de 70 quilómetros a sudeste da capital Reiquiavique - que agrega as cidades de Keflavík, Njarðvík e Hafnir, criado em 1995 quando os habitantes das três cidades votaram para a formação de um único município. O Geoparque Reykjanes possui cerca de 29 mil habitantes e uma área de 818 km2 com 55 geosítios. É administrado por uma parceria constituída por quatro municípios e seis outras entidades. Foi o segundo geoparque da Islândia e o 66º membro aceite na Rede Europeia de Geoparques em 2015. A Península de Reykjanes é uma continuação da Cordilheira Meso-Atlântica, que se ergue do mar na ponta da península e cruza diagonalmente a Islândia do sudoeste ao nordeste.

A nossa região está representada nesta Conferência Europeia por uma delegação constituída por autarcas dos diversos municípios - com excepção do Município de Peniche - e por colaboradores da AGEO - Associação Geoparque Oeste (coordenadores executivo e científico, Miguel Reis Silva e Nuno Pimentel, respectivamente, e pelo geólogo Bruno Pereira da sua equipa técnica), bem como pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste (Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer - que preside ao conselho intermunicipal - e o secretário-executivo Paulo Simões). Integram a comitiva também alguns autarcas enquanto membros da direcção da AGEO e vários presidentes de câmara oestinos, com excepção de Peniche (Henrique Bertino), Caldas da Rainha (Vítor Marques) e Torres Vedras (Laura Rodrigues), tendo viajado Ricardo Fernandes (Bombarral), José Bernardo (Cadaval) e João Duarte Carvalho (Lourinhã). Apesar de não integrarem o Geoparque Oeste, os Municípios de Alenquer e Óbidos integram a AGEO e fazem-se representar nesta viagem pelos seus presidentes de câmara (Pedro Folgado, em dupla função, e Filipe Daniel, respectivamente).

O programa oficial inclui também visitas ao Geoparque Mundial da UNESCO de Katla, que possui duas famosas cascatas, para além de uma planície glacial, praia de areia preta de Reynisfjara, sendo também visível o vulcão Eyjafjallajökull, a 1.666 metros acima da linha do mar.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados