Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Eleições na FRO/PS: lourinhanense Brian Silva reeleito para o segundo mandato à frente dos socialistas oestinos

Brian Silva presidente FRO PS 2024

O lourinhanense Brian Silva foi reeleito esta sexta-feira para o segundo mandato como presidente da FRO - Federação Regional do Oeste da FRO com 96% dos votos dos militantes votantes no acto eleitoral, revelou o candidato ao ALVORADA. A votação ocorreu nas estruturas do partido dos concelhos da Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Alenquer e Sobral de Monte Agraço.

O também presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, que se apresentou para o segundo mandato de dois anos à frente da FRO/PS tem como tema da Moção Global de Estratégia ‘Junto Afirmamos o Oeste’, que será votada no próximo congresso ferederativo que se vai realizar no concelho da Lourinhã no próximo dia 12, sábado, nas instalações da associação do Nadrupe. Brian Silva teve novamente como mandatária a socialista torriense Cristina Umbelino e como mandatário jovem Paulo Gaspar.

Entre os 90 delegados eleitos nas diversas concelhias ao Congresso da FRO encontram-se 14 da única lista votada pelos militantes inscritos no PS/Lourinhã: José Tomé (que encabeçou a lista), Ana Jorge, Mário Gonçalves, Maria Graça Guerra, David Margarido, João Serra, Ana Isabel Santos, Catarina Silva, Fernando Oliveira, João Dias Ferreira, Bárbara Marteleira, Luís Marques, Carlos Oliveira e Beatriz Santos.

O Congresso da FRO deverá contar com a participação de cerca de 170 militantes socialistas, entre delegados eleitos, militantes com inerência devido aos cargos nas diversas estruturas e convidados. O lourinhanense David Margarido preside à Comissão Organizadora do Congresso (COC), onde serão votados, para além da Moção Global de Estratégia do presidente reeleito, as diversas moções sectoriais e as Comissões Política da Federação, de Jurisdição e Fiscalização e, ainda, Económica e Financeira. Será também apresentada a Comissão de Honra do Congresso e, no encerramento, como manda a tradição, deverá intervir como convidado um representante do Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos, cujo nome não foi ainda indicado à FRO.

As eleições para as federações do PS decorrem entre sexta e sábado, mas apenas em quatro das 19 há disputa já que a grande maioria tem candidatura única, sendo certo que em nove das estruturas ficará o mesmo presidente. Segundo fonte oficial do PS, nesta corrida eleitoral federativa em território continental (Madeira e Açores têm um calendário próprio) têm capacidade eleitoral e podem votar cerca de 56 mil militantes do PS.

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado em Maio pela Comissão Nacional e há também eleições nas estruturas federativas das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos, das comissões políticas das estruturas federativas das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos e dos delegados aos congressos das federações. Os congressos das federações do PS serão em 12 e 13 deste mês.

Texto: ALVORADA com agência Lusa