Ministro da Agricultura homologou no Cadaval protocolo de cinco milhões de euros com Associação Leader Oeste
- Categoria: Oeste
- 27/09/2024 21:25
O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, foi esta sexta-feira à tarde ao Cadaval homologar os protocolos de articulação funcional entre a Autoridade de Gestão do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum no Continente (PEPAC no Continente) e com os 52 Grupos de Acção Local (GAL), entre os quais os geridos pela Associação Leader Oeste. Os GAL Alto Oeste e Baixo Oeste vão poder contar com cinco milhões de euros para financiar projectos nas diversas freguesias rurais oestinas no âmbito do Plano Estratégico da PAC 2023-2027. Esta iniciativa foi promovida também pela Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.
O auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval acolheu esta cerimónia nacional, no âmbito das comemorações dos 30 anos da Associação Leader Oeste, que está sediada desde a sua fundação nesta vila oestina. Assinou o contrato, pela associação, a presidente Laura Rodrigues (edil torriense que preside à direcção em representação da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste) e o tesoureiro Fernando Ferreira (autarca lourinhanense em representação da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia).
A cerimónia contou com a intervenção, na sessão de abertura da presidente da Leader Oeste, seguindo-se uma intervenção do cadavalense Rogério Ferreira (presidente da Comissão Directiva do PEPAC no Continente), a mesa-redonda 'Que LEADER, que futuro?' com a participação de José Manuel Henriques (especialista em estudos de desenvolvimento), José Coutinho (coordenador do GAL Leader Oeste) e Teresa Pouzada (vice-presidente da Federação Minha Terra). Houve ainda espaço para uma intervenção a propósito dos 30 anos da Leader Oeste por Laura Rodrigues e do presidente da direcção da Federação Minha Terra, Miguel Torres.
Após a cerimónia de assinatura e homologação dos protocolos, os momentos finais pertenceram ao presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, e ao ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
A Leader Oeste é atualmente responsável pelos DLBC Alto Oeste (municípios do Oeste do distrito de Leiria) e Baixo Oeste (municípios do Oeste do distrito de Lisboa). No próximo período de programação, agora assinado e homologado, passa a ter a gestão única do GAL DLBC Oeste que engloba os 12 municípios oestinos (Peniche, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Nazaré, Alenquer, Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos).
A notícia pode ser lida na íntegra na próxima edição impressa/digital do ALVORADA.