Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ULS do Oeste contratou 10 novos médicos especialistas, metade do esperado no concurso público

Novos Medicos Especialistas ULSOeste setembro2024 2

A ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste realizou esta quarta-feira, dia 18, uma sessão de acolhimento aos novos médicos especialistas que iniciaram funções. São apenas 10 novos especialistas, dos 20 esperados no âmbito do concurso de recrutamento, que irão reforçar as áreas de Medicina Geral e Familiar (4), Saúde Pública (1), Medicina Interna (4) e Patologia Clínica (1). “Com a entrada dos novos especialistas espera-se reforçar a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde à população da região Oeste”, refere em comunicado a ULS Oeste, endereçando o Conselho de Administração felicitações aos novos profissionais por terem escolhido a instituição e desejando muitos sucessos a todos “nesta nova etapa profissional”. 

A cerimónia de acolhimento dos novos profissionais contou com a presença da presidente do Conselho de Administração, Elsa Baião, do director clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Pedro Carvalho, e do director clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Rodrigo Marques, que fizeram um breve enquadramento da ULS do Oeste e desejaram as boas-vindas.

A ULS do Oeste tinha aberto concurso para recrutamento de 38 médicos para os quadros e, deste número, 20 destinavam-se a diversas especialidades hospitalares e os restantes 18 para os Centros de Saúde, dos quais 16 para Medicina Geral e Familiar (médicos de família) e dois para a Saúde Pública. Este concurso público resultou das vagas atribuídas pelo Governo, no seguimento do despacho conjunto dos gabinetes dos ministros da Saúde e das Finanças, publicado no passado dia 26 de Junho. A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, por exemplo, lançou três concursos para contratar um total de 84 médicos, segundo informação publicada em Diário da República, um dos quais visa o preenchimento de 31 postos de trabalho na área hospitalar da carreira médica.

No âmbito do reforço para os três hospitais geridos pela ULS do Oeste, as 20 vagas da área hospitalar distribuíram-se por 16 especialidades médicas: quatro para Medicina Interna, duas para Anestesiologia e uma cada para Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina do Trabalho, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Psiquiatria de Infância e da Adolescência, Radiologia e Urologia. A ULS do Oeste é responsável pelos hospitais públicos das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde o início de Janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.

Recorde-se que o Governo abriu 904 vagas para Medicina Geral e Familiar e 1.256 vagas para especialistas hospitalares, a maioria de Medicina Interna, segundo o despacho publicado em Diário da República. Este documento fixou o número máximo de postos de trabalho a preencher nos mapas de pessoal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) num total de 2.212 vagas. As 904 vagas para especialistas em Medicina Geral e Familiar representam mais 40% do número de recém-formados, tendo como objectivo captar mais profissionais para os cuidados de saúde primários.

Texto: ALVORADA com comunicado da ULS do Oeste
Fotografia: ULS do Oeste