Município de Torres Vedras volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade
- Categoria: Oeste
- 13/09/2024 14:59
O Município de Torres Vedras, atrvés da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres, associa-se, de novo, à Semana Europeia da Mobilidade que decorre, como sempre, entre os dias 16 e 22 de Setembro.
No âmbito dessa associação a Promotorres proporciona durante o referido período uma promoção na adesão ao sistema das bicicletas de uso partilhado 'Agostinhas', a qual consiste na oferta da inscrição nesse sistema aos 10 primeiros interessados e num desconto de 50% no valor da inscrição no mesmo aos seguintes 40 interessados (sendo que o valor da inscrição no sistema 'Agostinhas' é de 10 euros). Os interessados em usufruir desta campanha deverão dirigir-se ao Balcão da Mobilidade de Torres Vedras (localizado nas traseiras do edifício do Mercado Municipal de Torres Vedras), de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00.
Também no período de 16 a 22 de Setembro e igualmente no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, toda a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, em Torres Vedras, será uma zona de coexistência, pelo que, durante sete dias, nesta praça, "o peão será considerado como elemento privilegiado em relação ao tráfego motorizado e será imposta a velocidade máxima de 20 km/h", refere a edilidade num comunicado enviado ao ALVORADA.
Segundo o Código da Estrada, numa zona de coexistência devem ser observadas as seguintes regras: os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública; épermitida a realização de jogos na via pública; os condutores não devem comprometer a segurança ou a comodidade dos demais utentes da via pública, devendo parar se necessário; os utilizadores vulneráveis devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem desnecessariamente o trânsito de veículos; é proibido o estacionamento, salvo nos locais onde tal for autorizado por sinalização; o condutor que saia de uma zona residencial ou de coexistência deve ceder passagem aos restantes veículos.
Para assinalar o Dia Europeu Sem Carros, no dia 20, entre as 9h00 e as 17h00, o trânsito automóvel não será permitido no troço norte da Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, sendo que no mesmo, durante esse dia, dinamizar-se-ão actividades educativas e lúdicas.
Também durante esse dia a utilização dos TUT - Transportes Urbanos de Torres Vedras será gratuita. Esta medida, que será levada a cabo ao abrigo de uma parceria do Município de Torres Vedras com a empresa Barraqueiro Oeste, tem como objectivo a promoção do transporte publico urbano.
'Mini Agentes de Fiscalização' é outra acção com que o Município de Torres Vedras se associa em 2024 à Semana Europeia da Mobilidade. Por meio dessa acção, que será desenvolvida em colaboração com a PSP (Polícia de Segurança Pública), em áreas próximas das escolas básicas de Torres Vedras, Padre Francisco Soares e da Conquinha, nos dias 16 e 17, alunos de escolas locais distribuirão material informativo que visa a parabenização ou sensibilização relativamente ao correcto estacionamento de veículos.
A edição do Torres Vedras Night Run do próximo dia 18 também se insere na associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia da Mobilidade. No âmbito dessa acção serão, como sempre acontece no Night Run, proporcionadas caminhadas e corridas com a duração de uma hora, estando a concentração para a mesma marcada para as 21h15 e para a Praça Machado Santos, em Torres Vedras.
Ainda no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Torres Vedras organiza de 16 a 30 de Setembro a 17ª edição do concurso 'Pensar a minha Rua'. Recorde-se que com esta iniciativa os munícipes torrienses são desafiados a apresentar soluções para a melhoria da rua onde habitam ao nível da mobilidade e da acessibilidade. As propostas podem ser apresentadas por e-mail (
'Combina e Move-te!' é, recorde-se, o lema da Semana Europeia da Mobilidade, a qual tem como objectivo, por meio de um vasto programa de iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável, promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade activa, do transporte público e de outras opções de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes.
Texto: ALVORADA com comunicado da CMTV