PCP considera inaceitável inoperacionalidade do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche e exige soluções imediatas ao Governo
- Oeste
- 10/09/2024 17:22
O encerramento do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche em grande parte dos dias deste mês é condenado pelos comunistas penichenses. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a Comissão Concelhia de Peniche do PCP denuncia que o encerramento deste serviço do hospital público da cidade “por períodos de 24 horas ou de partes de dia é altamente prejudicial para a qualidade de vida e o acesso aos cuidados de saúde da população do concelho”.
De acordo com o mapa das escalas de urgências dos hospitais do SNS, o Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche vai estar encerrado na próxima sexta-feira por falta de médicos. Nos restantes dois hospitais da ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste, a Urgência Pediátrica do Hospital de Torres Vedras vai estar encerrada pelo mesmo motivo no próximo domingo, segundo verificou o nosso jornal.
Ainda segundo o PCP/Peniche, há vários anos que o partido e os eleitos da CDU no concelho “vêm alertando e batendo-se para a necessidade de apetrechar o Hospital de Peniche com as condições humanas e técnicas necessárias para assegurar o serviço de urgência, bem como diversos outros serviços”.
Recordando o tempo em que a CDU esteve à frente dos destinos da Câmara Municipal de Peniche, o comunicado recorda que “sempre defendeu o Hospital de Peniche designadamente com a dinamização de muitas as lutas entre 2006 a 2014. Com a liderança da autarquia de maioria CDU, envolvendo associações e população conseguimos manter o nosso Hospital e o Serviço de Urgência Básica”. A avaliação dos comunistas é que “a insistência da política de direita, levada a cabo por PS, PSD e CDS nos sucessivos governos - apoiados nesta como em outras matérias por Chega e IL -, e a inoperância da maioria na Câmara Municipal trouxe-nos a situação presente que é inaceitável”. Daí que o PCP exija do Governo, no imediato, que tome medidas que garantam o preenchimento das escalas de serviço e o funcionamento regular do serviço. “A população de Peniche necessita do Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche. O PCP e a CDU não se resignam e prosseguirão a luta, apelando à que a população se mobilize e engrosse a luta pelo direito à saúde no concelho”, conclui o comunicado.
Texto: ALVORADA com comunicado do PCP/Peniche