Santa Cruz recebeu 17ª edição do Static - Festival de Estátuas Vivas
- Categoria: Oeste
- 10/09/2024 12:39
Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, foi palco, entre os passados dias 2 e 7 da 7ª edição do Static - Festival de Estátuas Vivas. 63 trabalhos foram apresentados por 22 ‘performers’ no âmbito da edição deste ano, os quais puderam ser observados de segunda a sexta-feira à noite, na zona central de Santa Cruz, tendo 10 sido seleccionados para a final, que teve lugar este sábado à noite, no Largo Jaime Batista da Costa.
Nesta ocasião, 1.196 pessoas votaram para a atribuição do Prémio do Público, o qual coube a ‘Não há como na feira’ (da autoria de Andreia Gabriel e Sandra Bernardo). O Prémio do Júri foi atribuído ao mesmo trabalho, sendo a este propósito de referir que o júri da edição deste ano do concurso de estátuas vivas de Santa Cruz foi constituído por Ana Luísa Sousa Dias, Joana Maria e António Bártolo, que na sua avaliação levaram em linha de conta os seguintes critérios: execução plástica, criatividade, originalidade, imobilidade e efeito. Este júri atribuiu ainda quatro menções honrosas: Baco (da autoria de Júlio Martins), Damas (da autoria de Carlos Ferreira e Inês Moreira), Ragtime (da autoria de Lena Selway e Douglas Selway) e Grega (da autoria de Margarida da Costa). Para além dos mencionados ‘performers’, participaram também nesta edição do Static: Andreia Silva, António Moreira, Dirce Ferreira, Eduarda de Sousa, João Cruz, Lara Moreira, Maria Elvira Moura, Maria João dos Santos, Nélson Moura, Ricardo Mesquita, Susana Lopes, Thorsten Ludewig, Verónica Ferreira e Weber Carvalho.
Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia torriense referiu que no final a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, proferiu uma breve alocução, na qual aproveitou para agradecer não só aos artistas participantes, mas também ao público, já que, segundo as suas palavras, “o Static assenta na interacção entre artistas e público, o qual, no decorrer do evento, ocupa o espaço público de Santa Cruz e o transforma num local de encontro”.
No âmbito da edição deste ano do festival foi proporcionada a crianças e jovens uma oficina na área temática do evento, realizada na Pousada de Juventude de Santa Cruz na tarde de sábado e orientada por Carlos Ferreira, em que se ensinou técnicas de caracterização, de preparação de figurinos e de preparação performativa. Os trabalhos executados no âmbito dessa oficina puderam ser observados ao final da tarde do seu dia de realização no Largo Jaime Batista da Costa.
O Static é um evento organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, o qual se integra no programa ‘Santa Cruz.365’.