Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Marinha resgatou ao largo de Peniche tripulante russo doente numa operação de busca e salvamento

operacao de resgate tripulante russo1

A Marinha, através do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou, durante a manhã de hoje, uma operação de busca e salvamento de um homem, de 51 anos, de nacionalidade russa, que se encontrava a bordo do navio marcante ‘Lake Herman’, a navegar a 35 milhas náuticas, o equivalente 65 quilómetros, a oeste de Peniche.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a Autoridade Marítima Nacional informa que o navio contactou o MRCC Lisboa “com a informação que possuía a bordo um tripulante com problemas no trato digestivo”. Após avaliação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODUMAR), o mesmo determinou que se tratava de um resgate urgente. Neste sentido, em coordenação com a Capitania do Porto de Peniche, “foi empenhada uma embarcação da estação salva-vidas de Peniche que após proceder ao resgate, atracou no porto de Peniche e a vítima foi transportada para uma unidade hospitalar”.

Com bandeira da Libéria, o navio de transporte de automóveis ‘Lake Herman’, de 200 metros de comprimento e 38 de largura, navega com destino ao Reino Unido.

A Marinha, através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, é responsável por garantir uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer.​

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: AMN