Suspensa circulação ferroviária entre Caldas e Torres na Linha do Oeste no próximo dia 21 devido às obras de modernização
- Oeste
- 09/09/2024 16:21
A Infraestruturas de Portugal informou esta tarde que vai suspender a circulação ferroviária entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, no próximo dia 21, sábado, devido à empreitada de modernização em curso da Linha do Oeste.
Segundo um comunicado da empresa pública enviado ao ALVORADA, serão realizados trabalhos para a demolição de uma passagem superior em Óbidos e montagem de aparelhos de via na Estação Ferroviária de São Mamede, no concelho do Bombarral.
Para além do transbordo rodoviário que já é efectuado entre Mira-Sintra e Torres Vedras, nesse dia será igualmente assegurado o transbordo rodoviário entre as estações de Torres Vedras e Caldas da Rainha. Os horários dos comboios com transbordo e os locais de paragem podem ser na página oficial da CP.
Já quanto ao período de suspensão de circulação ferroviária na Linha do Oeste no troço Mira Sintra - Meleças/Torres Vedras, foi prolongado pela IP, estando prevista a reabertura integral durante o quarto trimestre deste ano. O trânsito de comboios entre estas duas localidades foi suspenso no passado dia 9 de Abril para, segundo a IP, permitir a intervenção no túnel da Sapataria localizado ao quilómetro 44,658, previsto no projecto de modernização do troço. “Com esta intervenção, que envolve a reabilitação e reforço estrutural deste túnel, pretende-se ainda aumentar a altura livre do túnel (gabarit) de forma a permitir instalar a catenária de alimentação eléctrica dos comboios”, explica a IP.
Este prolongamento da empreitada ficou a dever-se ao facto de que, após o início dos trabalhos no túnel, terem sido “detectadas várias situações, não identificáveis na fase de projecto, que obrigam a prolongar o período de suspensão, designadamente imprevistos decorrentes da natureza geológica dos maciços a intervencionar e caraterísticas da estrutura do túnel que, pela sua constituição, obrigaram a alteração dos métodos construtivos”. Face a estes constrangimentos expostos, e, de acordo ainda com a IP, “apesar do reforço significativo de meios em obra, torna-se necessário prolongar o período de suspensão de circulação ferroviária, estando prevista a reabertura integral durante o 4º trimestre de 2024”.
Para a empresa pública tutelada pelo Ministério dos Transportes, “o encerramento à exploração ferroviária tornou-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar que, pela sua elevada complexidade, não seria exequível mantendo a circulação ferroviária, mesmo que de forma condicionada. A interdição total garante a segurança dos trabalhadores em obra e permite que a intervenção decorra com maior eficiência, assegurando uma mais rápida reposição da circulação”.
O projecto de modernização da Linha do Oeste (Sintra - Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de electrificação e modernização do troço Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros. A segunda consiste na modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros. Contudo, o investimento global é de 160 milhões de euros, incluindo expropriações, de acordo com a empresa.
Em Fevereiro, a IP lançou um concurso de 7,5 milhões de euros para o estudo prévio e projecto do prolongamento das obras entre as estações das Caldas da Rainha e do Louriçal (Pombal). As principais intervenções desta terceira empreitada consistem na modernização e electrificação da via actual, na instalação da sinalização electrónica e na supressão das passagens de nível existentes, assim como no aumento do comprimento útil das linhas das estações e na melhoria das instalações para o serviço de passageiros e dos respectivos acessos em estações e apeadeiros.