Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Geoparque Oeste lança programas educativos para o ano lectivo 2024-2025

Geoparque Oeste fotografia dr

A partir desta segunda-feira o Geoparque Oeste disponibiliza os seus programas educativos para o ano lectivo 2024/2025, oferecendo uma variedade de actividades e recursos direccionados a estudantes de todas as idades. Com um total de 141 programas divididos por 36 áreas de conhecimento, desde as ciências à história, passando pelas artes e tecnologias de informação, este território Geoparque Mundial da UNESCO “reafirma o seu compromisso com a formação das futuras gerações”, refere a Associação Geoparque Oeste (AGO) num comunicado enviado ao ALVORADA.

Este ano, o Geoparque Oeste introduz 79 novos programas educativos, “desenhados para complementar o currículo escolar e incentivar o envolvimento activo dos alunos” desde a creche, passando pelos 1º, 2º e 3º ciclo até ao ensino universitário, abrangendo também o ensino não formal, como é o caso das universidades seniores.

Este Catálogo de Programas Educativos é composto por programas próprios do Geoparque Oeste, mas também por programas construídos em parceria com 17 entidades que integram a rede de parceiros do Geoparque Oeste, nomeadamente: Associação Live With Earth; Associação PATO; Centro de Artes e Criatividade; Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada; Centro de Educação Ambiental - Município de Torres Vedras; Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro; Dino Parque Lourinhã; Espaço Museológico de Ribamar ‘Olhar o Mar’; Fado Explicado - Sílvia Filipe; GEAL - Museu da Lourinhã; GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; Museu Municipal Leonel Trindade; Museu Nacional Resistência e Liberdade; Quinta Pedagógica da Caria; Sociedade de História Natural; Torres Vedras LabCenter.

No mesmo comunicado a AGO explica que as actividades propostas podem ser realizadas em sala de aula e outras pelo território do Geoparque Oeste, pelos Municípios do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, mas também pelos municípios parceiros do Geoparque, Alenquer e Óbidos.

Para o lourinhanense Miguel Reis Silva, coordenador executivo do Geoparque Oeste, “os programas educativos são a base do nosso trabalho de divulgação e promoção do território com esta chancela UNESCO, mas são também a melhor forma de contribuir para a valorização do património natural e cultural que nos distingue e nos torna singulares no panorama nacional e internacional. Através destes programas construímos uma relação com as escolas, os professores, mas sobretudo com os alunos que são o principal motor de mudança do futuro. Por isso acreditamos que através dos nossos programas educativos estamos a contribuir para uma maior valorização do património deste Geoparque Mundial da UNESCO”.

Desde 2022, que mais de 1500 alunos de todo o país participaram em actividades propostas pelo Geoparque Oeste. As escolas e outras instituições educativas interessadas em participar nos programas podem aceder ao site em - https://www.geoparqueoeste.com/menu/739/investigar-e-conhecer - e fazer o agendamento da sua actividade ou enviar email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Texto: ALVORADA com comunicado da AGO