Projecto de voluntariado permitiu a recuperação de cinco habitações no concelho de Óbidos
- Oeste
- 19/08/2024 15:01
Cinco habitações no concelho de Óbidos foram alvo este mês de grandes intervenções de reabilitação, no âmbito do programa de voluntariado intensivo ‘Camp In’, promovido pela Associação Just a Change em parceria com o Município de Óbidos. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade obidense revelou que 30 voluntários, entre os quais quatro estrangeiros, estiveram envolvidos entre os dias 4 e 18 deste mês na recuperação de casas de habitação, beneficiando munícipes desfavorecidos nas localidades de Carregal, Vau, Olho Marinho, Amoreira e Usseira.
O executivo municipal visitou as habitações em reabilitação e, na ocasião, o presidente Filipe Daniel, aproveitou para agradecer aos jovens voluntários por abdicarem das suas férias e do tempo com amigos e família para se dedicarem a uma causa nobre. “Com este gesto voluntário, estão a ajudar a transformar a vida destas pessoas, proporcionando-lhes um lar mais confortável e digno”, afirmou o autarca. José Pereira, vereador responsável pelo pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal, destacou a evolução e modernidade dos materiais aplicados, em particular a qualidade do isolamento e a eficiência térmica.
Já o director executivo da Just a Change, que acompanhou a visita, afirmou que “trabalhamos diariamente para reactivar a vida social das pessoas que vivem em habitações sem condições”. “Apesar do esforço físico muitas vezes exigente, os jovens voluntários realizam estas obras num ambiente de diversão” e incentivam os moradores a passarem o máximo de tempo com eles, participando activamente nas obras.
Este ano assinala-se a oitava edição da iniciativa no concelho de Óbidos, com a edilidade a apoiar o projecto com uma comparticipação de 70.000 euros. A associação Just a Change contribui com 1.000 euros, enquanto a Fundação Barzilai, entidade parceira e financiadora, doa 10.000 euros. A participação desta fundação resulta de uma candidatura realizada pela Just a Change para angariação de fundos, com o objectivo de apoiar agregados familiares compostos por crianças e jovens.
Desde o início do projecto em 2016, e graças à parceria formalizada com o Município de Óbidos, já foram reabilitadas 33 habitações no concelho, incluindo as recuperadas este ano. As intervenções foram realizadas nas seguintes freguesias: A-dos-Negros (4), Amoreira (2), Gaeiras (1), Olho Marinho (5), Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (12), Usseira (2) e Vau (7).
A parceria com o Município de Óbidos visa a reabilitação de casas no concelho, com o Serviço de Coesão Social a cargo da sinalização e avaliação das condições socioeconómicas das famílias. O objectivo é também envolver a comunidade, com a colaboração activa das Juntas de Freguesia, das Instituições Particulares de Solidariedade Social e dos próprios beneficiários.
Fundada em 2010, a Just a Change é uma associação sem fins lucrativos dedicada à reabilitação de casas para pessoas carenciadas, com o objectivo de combater a pobreza habitacional em Portugal. Desde a sua criação, a associação já reabilitou 500 casas e 150 instituições, impactando a vida de mais de 10 mil beneficiários e mobilizando mais de 20 mil voluntários, nacionais e internacionais.