Três concelhos da região Oeste sob perigo muito elevado de incêndio rural
- Oeste
- 17/08/2024 10:49
Dos 12 concelhos da região Oeste, três continuam hoje sob perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o mapa do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. São eles: Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. Já sob perigo elevado encontram-se os municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Alenquer. No patamar de perigo moderado, o segundo menos grave desta escala, estão os restantes concelhos: Lourinhã, Peniche e Nazaré.
Amanhã, domingo, baixa consideravelmente o risco, deixando a região Oeste de ter municípios com a incidência de risco muito elevado de incêndio florestal.
Com excepção dos três que se encontram hoje sob perigo muito elevado, todos os restantes concelhos oestinos estão abrangidos pela limitação de queimadas intensivas e queima de amontoados de produtos lenhosos. É permitido o uso do grelhador ou fogareiro, foguetes e balões com mecha acesa, uso de maquinaria e equipamento, assim como de máquinas florestais e, ainda, fumigação ou desinfestação com fogo. É sempre obrigatório fazer o registo de queimas ou queimadas. No caso dos concelhos do Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, apenas é permitida a queima de amontoados de madeira (após comunicação e autorização), uso de maquinaria e equipamento, bem como de máquinas florestais. Nos territórios rurais, nos concelhos com perigo “MUITO ELEVADO” ou “MÁXIMO”, existem excepções às restrições ao uso de máquinas agrícolas e florestais e respectivas alfaias, entre o pôr do sol [20h32] e as 11h00.
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para a Lourinhã é esperada hoje uma temperatura máxima mais baixa que ontem, devendo atingir 24,9º e uma mínima mais alta de 17,6º com vento moderado de Norte.