Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Nazaré regista a primeira morte e novos casos positivos em Alenquer, Alcobaça e Torres Vedras

Covid 19 7

São já três os óbitos confirmados na região Oeste, vítimas do novo coronavírus. Depois de Peniche e Bombarral, surgiu a primeira baixa na Nazaré. Em Alcobaça há o registo de seis novos casos. O concelho de Alenquer voltou a registar dois novos casos e há mais um detectado em Torres Vedras. Na região Oeste há 98 casos positivos que estão a ser tratados pelas autoridades de saúde.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste é a seguinte: Torres Vedras (28), Alcobaça (16), Caldas da Rainha (16), Alenquer (13), Peniche (7), Lourinhã (7), Bombarral (4), Cadaval (4), Nazaré (1), Óbidos (1) e Arruda dos Vinhos (1). O concelho de Sobral de Monte Agraço é o único que não regista, até ao momento, nenhum doente infectado. Os dados acumulados no Oeste dão conta que foram registados 104 casos da Covid-19: 98 activos, três doentes recuperados e três óbitos.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico do concelho.

Quanto ao concelho da Lourinhã mantém-se o número de sete doentes infectados pela Covid-19, segundo confirmou ao ALVORADA a Câmara Municipal, com base na informação disponibilizada pela Delegada de Saúde. Os casos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (5), Reguengo Grande (1) e no Vimeiro (1). A situação epidemiológica dá ainda conta de 58 pessoas (inalterado) em vigilância activa (quarentena) e 28 (inalterado) em auto-avaliação (nas suas residências). A edilidade, na sua página do Facebook, relata que a empresa Gpellets-Gestão Tecnologia e Serviços, Lda disponibilizou-se para produção de solução anti-séptica de base alcoólica (SABA), em estreita articulação com o Serviço Municipal de Protecção Civil. Esta produção será para uso prioritário dos agentes de protecção civil e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Lourinhã. “Perante este bom exemplo de solidariedade, apela-se a todos os cidadãos e empresas do concelho que possam colaborar com o Município, que o façam através do email presidencia@cm-lourinha, apela a autarquia.

O Município do Bombarral não avança dados sobre a situação epidemiológica do concelho. Tem três casos positivos e regista um óbito. Mas dados do ACES Oeste Norte revelam que há 35 (mais cinco) pessoas em vigilância. Numa mensagem publicada no Facebook, a autarquia dá conta da realização, na véspera, da Comissão Municipal de Protecção Civil, que analisou a situação no concelho.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, são sete (inalterado) os doentes com análises positivas do novo coronavírus, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (2), Serra D’El Rei (2), Ferrel (2) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há ainda a registar um caso positivo (inalterado) referente a um não-residente e que conta para a estatística de outro concelho. Estão ainda 53 (menos um) pessoas em quarentena e 29 (menos dois) em vigilância pelas autoridades, segundo a autarquia. Contudo, segundo dados avançados hoje pelo CDOS – Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 97 (mais quatro) os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma a diminuição de casos para 28 (mais um) confirmados da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Contudo, são 22 casos suspeitos (menos 16) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 98 (menos quatro) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (12); São Pedro da Cadeira (6); Silveira (2); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (2); e Freiria (1).

A Câmara Municipal de Alenquer informa que o número total de casos confirmados é agora de 13 (mais dois): União de Freguesias de Alenquer (7); União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2); Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha (1); e Carregado e Cadafais (3). A autarquia informa que um dos novos doentes terá sido infectado em Almada, enquanto que no outro caso não se conhece a proveniência do contágio, “sabendo-se, contudo, não existir qualquer relação com outros infectados do concelho”.

O Município do Cadaval regista quatro casos positivos mas nada refere sobre a restante informação epidemiológica que, esta semana, tinha assim os casos distribuídos: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1). Existiam 18 pessoas em vigilância activa e 11 pessoas em vigilância passiva. A autarquia informa efectuou hoje, a pensar no fim-de-semana prolongado da Páscoa, a entrega de cabaz alimentar reforçado aos 85 alunos de Escalão ‘A’ do concelho que são beneficiários deste serviço especial. A autarquia está a assegurar, aos estudantes de escalão ‘A’ que acederam ao fornecimento, a entrega diária (dias úteis) de uma refeição, neste contexto em que, por força da pandemia, as escolas se encontram encerradas.

O concelho de Alcobaça tem 16 doentes infectados (mais seis que ontem). A autarquia continua sem revelar qualquer informação sobre a situação epidemiológica do concelho. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades aumentou para 135 (inalterado).

A Câmara Municipal da Nazaré revela que há uma morte a lamentar no concelho e um caso positivo e não revela mais nenhuma informação da situação epidemiológica. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 26 (menos três) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, através do presidente André Rijo, confirma que se mantém um caso positivo mas não divulga mais informação sobre a situação epidemiológica. O autarca, numa mensagem gravada em vídeo, apela ao cumprimento das normas em vigor.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua a ser o único município sem casos positivos e, numa mensagem gravada em vídeo pelo presidente da Câmara Municipal, José Quintino, apela também ao cumprimento das normas.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que se mantêm 16 doentes infectados, que se encontram assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (7), Santa Catarina (5), Tornada e Salir do Porto (2); e Santo Onofre e Serra do Bouro (2). Não são avançados mais dados. Mas o CDOS de Leiria revela que há 77 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O Município de Óbidos não se pronuncia sobre a situação epidemiológica no concelho, onde existe um caso positivo, partilhando apenas o ‘post no Facebook da OesteCIM. Mas o CDOS de Leiria adianta que há 15 (mais um) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Actualização às 23h31.

Texto: ALVORADA