Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombarral: Festival do Vinho e Feira da Pêra Rocha começa hoje com ministro da Agricultura na inauguração

Festival do Vinho BBR 2024

Numa altura em que o sector vitivinícola atravessa momentos muito conturbados devido às dificuldades dos produtores em escoarem a última produção, o ministro da Agricultura e Pescas aceitou o convite e vai inaugurar esta terça-feira, pelas 17h00, no Bombarral, o 39º Festival do Vinho Português e a 29ª Feira Nacional da Pêra Rocha. José Manuel Fernandes estará acompanhado por outro membro do Governo, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, segundo revelou o Município do Bombarral, que volta a organizar o certame com a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha. Já há vários anos que este evento não contava com a presença de dois membros do Governo.

O Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pêra Rocha decorre entre 13 e 18 de Agosto na Mata Municipal, contando este ano com cerca de 90 expositores presentes, 25 dos quais estão ligados ao sector vitivinícola. A edilidade não informou quantos expositores do sector frutícola marcam presença no evento deste ano. Estas são as duas actividades agrícolas com mais peso no concelho. Como é tradição, o certame volta a contar com provas de vinho para os visitantes, nos pavilhões dos expositores de vinhos, sendo obrigatória a aquisição do copo de vidro para as degustações, à venda no local por três euros.

O tradicional programa de animação contará com espectáculos musicais, destacando-se os concertos no palco Caixa Agrícola do Bombarral, o principal do certame, com a Banda Xeques Orquestra (dia 13, terça-feira), Miguel Ângelo (dia 14, quarta-feira), Quinta do Bill (dia 15, quinta-feira), Deejay Kamala (dia 16, sexta-feira), Abba Experience (dia 17, sábado) e Rouxinol Faduncho (dia 18, domingo). Arruadas, folclore, fado e música tradicional portuguesa preenchem também o programa deste ano. Ainda segundo um comunicado da edilidade enviado ao ALVORADA, está agendado o regresso da ‘Wine & Pear Party’ (dia 17, sábado), promovida pelo Rotary Club do Bombarral.

O certame volta a contar com três espaços de restauração. Para além do restaurante oficial ‘A Cepa’, há novamente os espaços do Círculo de Cultura Musical Bombarralense e o Sport Clube Escolar Bombarralense. Paralelamente, há também a oportunidade para o visitante participar em vários ‘show cookings’ no Espaço Gourmet, onde os ‘chefs’ convidados vão apresentar propostas gastronómicas, doces e salgadas, privilegiando os produtos locais. Mantém-se também, a exemplo das últimas edições, o serviço de ‘Wine Pickup’, onde os visitantes que adquiram vinho nos expositores, podem solicitar o seu transporte por assistentes para o ponto de recolha, para, posteriormente, ser levantado.

Para apoiar as famílias que visitam o evento, a organização coloca à disposição um espaço infantil, zona de fraldário e amamentação. A programação conta igualmente com actividades para os mais pequenos, como o ateliê ‘Mini Chef’, com a lourinhanense ‘chocolatier’ e ‘pastry’ ‘chef’ Sílvia Baptista, da Doce Lourinhã, onde têm a oportunidade de confeccionar um doce. No stand ‘Raiz Local’, no Espaço Pera, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral promove no domingo, pelas 16h00, uma sessão de literacia financeira para crianças, sob o tema ‘O Mundo do Dinheiro’.

A organização considera este festival/feira um eco evento, promovendo em parceria com a empresa Valorsul várias acções de sensibilização com os comerciantes e visitantes, entre quarta e sexta-feira, envolvendo a equipa de ‘mochileiros’, que disponibilizarão as suas mochilas para o depósito directo de embalagens de plástico e de metal.

O ingresso diário para o Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pêra Rocha tem o custo de cinco euros, enquanto que o passe para os seis dias do certame, para residentes no concelho, tem o custo de 15 euros, sendo obrigatório a apresentação de comprovativo de morada. O mesmo será vendido, em exclusivo, no Posto de Turismo do Bombarral. Para os restantes visitantes, o passe tem o custo de 20 euros. As entradas são gratuitas até aos 16 anos, inclusive, mediante apresentação do Cartão do Cidadão. No primeiro dia do evento, as entradas são gratuitas para todos os residentes no concelho bombarralense e, para usufruir deste benefício, terá de ser apresentado um comprovativo de morada para a obtenção da respectiva pulseira de acesso ao recinto. Os ingressos (passe geral e bilhete diário) podem ser adquiridos online, através da Ticketline.

Texto: ALVORADA com comunicado da CMB
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA