Governo garante apoio à manutenção do Mundial de Surf em Peniche nos próximos três anos
- Oeste
- 26/07/2024 12:34
O Município de Peniche recebeu a garantia do Governo de que a etapa portuguesa da Liga Mundial de Surf (WSL) se realiza nas praias do concelho “pelo menos nos próximos três anos”, disse hoje o presidente do executivo camarário. “Ficámos satisfeitos com a garantia de que, pelo menos nos próximos três anos, teremos cá esta prova”, afirmou, na reunião de câmara pública, Henrique Bertino, que esta terça-feira se reuniu com o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, ex-presidente do Turismo do Centro. De acordo com o autarca, “Pedro Machado tem consciência da importância que este evento tem para o país, para a região e para o concelho”.
Este foi o último passo para garantir a manutenção da prova neste concelho da região, depois de em Março ter sido anunciado, na véspera de arranque da última etapa em Peniche, que a WSL estava interessada em que a competição se mantivesse no Oeste. No final desta sessão foi assinada a renovação do acordo de parceria entre a Altive - operadora da MEO - com a WSL para os próximos dois anos. Na ocasião, Francisco Spínola, director geral da WSL para a Europa, África e Médio Oriente, destacou que “este acordo vai ser um empurrão gigante para os próximos 15 anos. Vai manter Portugal como um dos principais países do surf do mundo". O dirigente sublinhou que Portugal tem "das melhores ondas do mundo", com uma "consistência brutal", e que isso é reconhecido internacionalmente, quer pelos atletas, quer pelos patrocionadores, como é o caso da Rip Curl, uma das principais empresas da indústria do surf. "Abrimos a primeira loja em Portugal em 1986 e organizámos o primeiro evento profissional em Peniche em 1987. Em 2009, trouxemos o primeiro campeonato do circuito principal para Peniche. E queremos estender a relação para os próximos anos", lançou Jean-Sébastien Estienne. Segundo o responsável, o acordo com a WSL para que tal se materialize com a participação da marca australiana estava a ser ultimado. "Estes parceiros, com que renovamos os 'votos', têm sido incríveis. E é isso que torna possível a organização deste evento da 'nata' mundial do surf".
Portugal tem acolhido consecutivamente (excepto nos anos da pandemia de Covid-19) uma etapa da elite mundial desde 2009, pela primeira vez há 15 anos, e a prova portuguesa, que tem sido disputada na Praia de Supertubos, em Peniche, tem lugar assegurado pelo menos até 2027. Em 2023 e 2024, o norte-americano Griffin Colapinto venceu a prova.