Mercado Medieval de Óbidos começa dia 18 sob o tema ‘Entre Rosas e Espinhos’ e mais de 40 grupos de música medieval
- Oeste
- 12/07/2024 16:38
O Mercado Medieval de Óbidos, que arranca no próximo dia 18, quinta-feira, vai ter como tema ‘Entre Rosas e Espinhos’ para celebrar o casamento real de D. Dinis e D. Isabel de Aragão e vai contar com a presença de mais de 40 grupos de música medieval com projecção mundial, teatro imersivo, animação histórica, palestras e muita gastronomia, anunciou esta tarde o Município de Óbidos. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade refere que este nono certame, a exemplo de edições anteriores, “aposta nas melhores experiências, espectáculos, artistas, figurinos, cenários, personagens e conteúdos históricos a partilhar com o público visitante foi soberana, razão pela qual se antecipam 10 dias de mercado verdadeiramente memoráveis”.
Na música, a organização destaca a ida de ‘Els Berros de la Cort’, um dos grandes grupos de sonoridade medieval vindos de Girona, Espanha, que promete trazer um som poderoso e festivo, e um repertório vibrante de adaptações medievais, com música milenar, melodias do norte e do sul da Europa, música pagã e religiosa. Neste capítulo, destaque também para a banda portuguesa 'Albaluna', fundada em 2010. Em dois concertos, seis músicos apresentam as suas composições, maioritariamente originais e muito inspiradas no espectro cultural que une os povos em torno do mar Mediterrâneo e das três culturas que definem a herança cultural ibérica.
No teatro, uma nota para grupos como os ‘Jenus’, ‘Os Almeida’, ‘Safaneta’ ou o ‘Saltimbanco da Charneca’, “sempre prontos a criar momentos hilariantes de boa disposição com as suas tropelias, malabarismos e caricaturas”.
Na componente de animação histórica, poderá contar-se, em todo o recinto do mercado, com a composição de quadros diversos alusivos ao tema, com a apresentação de ofícios militares e civis, mas também de animais de falcoaria e da quinta. “Espaços de aprendizagem e conhecimento, no fundo, preparados para proporcionar momentos lúdicos, actividades interactivas e demonstrações ao vivo, permitindo aos visitantes uma imersão completa na história e tradições locais”, promete a organização.
Este ano, o Mercado Medieval de Óbidos contará com a representação de mais de 21 associações do concelho. Um número que tem vindo a crescer de ano para ano, e que cumpre a estratégia do município de envolver, cada vez mais, a sua comunidade nas dinâmicas do território e no seu programa anual de eventos. Ao todo, são 18 as tabernas disponíveis no recinto, que trarão consigo iguarias da Idade Média e da região de Óbidos. A estas, juntam-se três associações ligadas a áreas como a animação ou os trajes, asseguradas pelas colectividades de todas as freguesias do concelho. “O evento assume assim, um carácter comunitário, que tem por objectivo assegurar às associações locais a sua própria fonte de receita e sustentabilidade”, destaca ainda a autarquia.
Aliada às dimensões animação, música e gastronomia, também a história tem aqui uma forte representação. Destaque para a palestra do dia 20, na Igreja de S. João de Mocharro, com o tema ‘A heráldica portuguesa na época de D. Dinis’, com Miguel Metelo de Seixas e moderação de Catarina Tente. Já no dia 27, também na Igreja de S. João de Mocharro, as conversas vão girar em torno do tema ‘Isabel de Portugal: o poder, a vontade e a misericórdia’, com Maria Filomena Andrade e moderação de João Luís Fontes.
O Mercado Medieval abre ao público de segunda a quinta-feira das 17h00 às 00h00, à sexta-feira das 17h00 às 2h00, ao sábado entre as 11h00 e as 2h00 e ao domingo das 11h00 às 00h00.
Os bilhetes têm o custo de 10 euros para adultos e de oito euros para crianças entre os 4 e os 11 anos, contando, em ambos os casos, com uma redução de dois euros para visitantes trajados à época.