Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista 69 doentes com novos casos na Lourinhã e Torres Vedras

Covid 19 7

O concelho da Lourinhã registou esta sexta-feira a confirmação do segundo caso de um doente com a Covid-19. Segundo revela esta manhã a Câmara Municipal, trata-se de um doente residente na Freguesia do Reguengo Grande. Recorde-se que o outro caso ocorreu na freguesia do Vimeiro. Segundo dados revelados pela Delegada de Saúde da Lourinhá, à data de sexta-feira estavam 52 pessoas em isolamento com vigilância activa das autoridades (menos cinco) e 54 (menos sete) em vigilância passiva, ou seja, em auto-avaliação nas suas residências. Há ainda a registar 72 pessoas com alta de vigilância, 23 das quais de vigilância activa. Até então tinham sido contactadas 178 pessoas na investigação dos casos relacionados com a Covid-19.

Este novo caso no concelho da Lourinhã e o relatório da situação epidemiológica da nossa região feito pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, às 22h00 deste sábado, a situação nos 12 concelhos ascendia a 69 casos positivos da Covid-19, assim distribuída: Torres Vedras (22), Caldas da Rainha (14), Alenquer (9), Alcobaça (7), Bombarral (4), Peniche (4), Cadaval (3), Nazaré (2), Lourinhã (2) Óbidos (1) e Arruda dos Vinhos (1). O concelho de Sobral de Monte Agraço é o único que não regista, até ao momento, nenhum doente infectado.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, são quatro os doentes com análises positivas do novo coronavírus, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (1), Atouguia da Baleia (1), Serra D’El Rei (1) e Ferrel (2). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o único óbito na região Oeste. Há ainda a registar dois casos positivos (menos um) referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos. Estão ainda 41 pessoas (menos 6) em quarentena e 30 (maus um) em vigilância pelas autoridades, segundo a autarquia. Contudo, dados avançados hoje pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 110 os casos que estão em vigilância pelas autoridades.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras confirma a existência de 22 casos (mais três) confirmados da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. A distribuição dos doentes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (9); São Pedro da Cadeira (5); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (1); e Freiria (1). Existem 30 casos suspeitos (menos 5 que ontem) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 70 contactos (mais cinco que ontem) sob vigilância activa das autoridades de saúde.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que tem mais um doente confirmado, elevando-se para nove: União de Freguesias de Alenquer (6), Carregado e Cadafais (1) e União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2). O novo caso diz respeito a uma mulher que terá sido infectada no Porto e que encontra confinada em casa, na vila alenquerense, onde faz a recuperação. Não são conhecidos casos suspeitos e doentes recuperados, segundo a edilidade.

O concelho do Cadaval continuava com três casos positivos, à data de ontem. Hoje não são avançados nenhuns dados sobre a situação no concelho pelo município.

O Município de Alcobaça, que tem sete doentes infectados (mais um), não revelou mais uma vez qualquer informação. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades disparou para 227.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos não publicou nenhuma informação sobre o concelho, que à data de ontem tinha um caso positivo e desconhecia-se o resto da situação epidemiológica.

O Município de Sobral de Monte Agraço não revelou hoje nenhuma informação mas continua sem registar qualquer caso positivo. Ontem tinha 14 pessoas contactadas pelas autoridades na investigação à Convid-19, oito com vigilância alta e seis em isolamento com vigilância activa (incluindo os três doentes que estão internados no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures).

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que há mais dois casos no concelho, elevando-se para 14 os doentes do novo coronavírus, que se encontram assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (6), Santa Catarina (5), Tornada e Salir do Porto (2); e Santo Onofre e Serra do Bouro (1). Não são avançados mais dados. Mas o CDOS de Leiria revela que há 89 pessoas em vigilância pelas autoridades.

O Município de Óbidos não se pronuncia sobre a situação epidemiológica no concelho, onde existe um caso positivo. Mas o CDOS de Leiria adianta que há 23 pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

Quanto ao Município do Bombarral, que ontem informou apenas a existência do terceiro caso positivo (quanto a OesteCIM afirma pelo segundo dia que são quatro), não revela hoje nenhum relatório sobre a situação de saúde da Covid-19 e, face aos pedidos de esclarecimento dos munícipes na sua página do Facebook, reafirma esta noite que são três os casos positivos da doença. Sem visar e desmentir directamente a OesteCIM, adianta que a população não deve ser “veículo de informação não confirmada” e que “sempre que se justificar serão emitidos novos comunicados sobre a actual situação epidemiológica no concelho do Bombarral”. Sublinhe-se que a OesteCIM elabora o quadro diário sobre a situação da Covid nos 12 concelhos da região, precisamente com base nos dados recebidos de cada município e, até agora, não rectificou a informação disponibilizada na sua página oficial sobre o Bombarral. O CDOS de Leiria adianta que há 31 pessoas em vigilância pelas autoridades. Entretanto, o comandante dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, Pedro Lourenço, publicou um comunicado no Facebook da associação humanitária, onde diz que “no sentido de manter a confiança junto da nossa comunidade”, que dos 13 bombeiros rastreados ao despiste da Covid-19, há um bombeiro infectado que está em quarentena em sua casa, “seguindo as orientações da Autoridade de Saúde”. Os restantes 12 bombeiros tiveram resultado negativo nos testes efectuados.

A Câmara Municipal da Nazaré confirma a existência de dois casos positivos. Mas não revela mais nenhuma informação. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 40 pessoas em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Notícia actualizada às11h20.

Texto: ALVORADA