Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Urgência Básica do Hospital de Peniche poderá reabrir, em princípio, a partir do dia 11

Hospital Peniche

A Urgência Básica do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo de Peniche poderá reabrir, em princípio, a partir do próximo dia 11, segundo anunciou em comunicado a Câmara Municipal. Recorde-se que este serviço hospitalar foi encerrado na noite de 27 de Março pelo CHO - Centro Hospitalar do Oeste, devido a um enfermeiro que foi infectado com o novo coronavírus e que ali prestava serviço. Temeu-se que poderia ter contagiado o restante pessoal de saúde com quem esteve de serviço: três médicos, 19 enfermeiros e 10 assistentes administrativos. De acordo com a autarquia, deste grupo registaram-se três casos positivos, sendo que os restantes profissionais, após validação dos testes, deram negativo. Desta forma, após o período de quarentena obrigatória - 14 dias - encerrar no próximo dia 10, sexta-feira, é intenção do CHO e da autarquia, “caso não ocorra nenhuma outra circunstância anómala até essa data”, reabrir a Urgência Básica da unidade hospitalar da cidade.

No comunicado, o presidente do executivo camarário, Henrique Bertino, considera “ajustadas as medidas tomadas, como preventivamente, o isolamento/quarentena dos profissionais que estiveram expostos ao risco acrescido devido à proximidade de contacto com os infectados, decididas pelo Delegado de Saúde de Peniche e aceites pelo Conselho de Administração do CHO”. O autarca eleito numa lista de independentes reconhece publicamente o trabalho desenvolvido pela presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, que gere os três hospitais públicos na nossa região, porque "desde o primeiro momento tem demonstrado sempre determinação na defesa da integridade dos trabalhadores das urgências e, ao mesmo tempo, empenhada para que o serviço de urgência reabra o mais rapidamente possível”. O autarca vai mais longe nos elogios públicos a Elsa Baião, ao declarar que “em nenhum momento sentimos necessidade de contactar qualquer membro do Governo ou de outras instâncias superiores na área da saúde, confiando que, no tempo devido, a reabertura acontecerá normalmente, procurando também prestar sempre o apoio e a solidariedade institucionais necessários ao esforço que tem dedicado à efectiva reabertura daquele serviço”.

Henrique Bertino sublinha, no comunicado à população, que o encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de Peniche traduziu-se “numa acção preventiva da saúde dos trabalhadores da urgência, das suas famílias e dos utentes do respectivo serviço”. Trata-se, afirma, um momento “particularmente estranho das nossas vidas, mas que devemos fazer um esforço suplementar para manter o bom senso e o equilíbrio das nossas emoções”. E conclui que “o primeiro objectivo, até ao momento, foi alcançado: mais nenhum médico, enfermeiro, auxiliar ou outro profissional foi infectado”, deixando um rasgado elogio a todos os profissionais que operam na área da saúde pelo trabalho desenvolvido até ao momento, "conscientes dos riscos que correm permanentemente”.

Recorde-se os restantes serviços do Hospital S. Pedro Telmo de Peniche continuaram a funcionar normalmente. Neste período, até que seja reaberto o Serviço de Urgência da unidade hospitalar penichense, o CHO informa que “em caso de necessidade”, a população deve “ligar para o 112 para garantir o socorro e o transporte para um dos hospitais da zona”. Na porta do serviço hospitalar penichense está afixado um comunicado a dar conta do encerramento do serviço, solicitando-se aos utentes que se dirijam à Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital das Caldas da Rainha. “Caso necessitem de transporte, pedimos que contacte o segurança”, solicita o conselho de administração, que pede desculpas “pelos transtornos causados”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Luísa Inês/A VOZ DO MAR (arquivo)