Geoparque Oeste participa no 1° Fórum dos Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa no Brasil
- Oeste
- 26/06/2024 15:55
Até esta sexta-feira, o Estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, recebe os Geoparques Mundiais da UNESCO de língua portuguesa que estão reunidos para debater pontos convergentes relacionados com os seus territórios, nomeadamente nas áreas das geociências, geoeducação e geoturismo.
Este primeiro encontro, que conta com a presença do lourinhanense Miguel Reis Silva, coordenador executivo do Geoparque Oeste, tem o alto patrocínio do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado do Turismo do Brasil e da Embratur.
Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Associação Geoparque Oeste refere que a cerimónia de abertura aconteceu ontem, dia 25, na sede do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, tendo estado presente o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, o Consul Honorário de Portugal em Natal, Francisco Lamy, o Conselheiro da Embaixada de Portugal no Brasil, Francisco Azevedo e a Directora de Departamento Turismo Portugal, Teresa Ferreira.
Os Geoparques Mundiais da UNESCO brasileiros - Seridó, Uberaba, Araripe, Cânions do Sul, Caçapava e Quarta Colonia, também marcaram presença, assim como os representantes da rede Geolac, Eduardo Guimarães e os Geoparques Mundiais da UNESCO portugueses - Açores, Arouca, Naturtejo, Oeste e Terras de Cavaleiros.
Nesta sessão de abertura foi salientada “a importância que os Geoparques Mundiais da UNESCO têm como estratégias de desenvolvimento sustentável e integral dos territórios”, concluiu o comunicado.