Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Escolas do Oeste vencedoras do prémio ‘Quem Brinca É Quem É’ promovido pela Fundação Santander

Ines Om Fudacao Santander

Duas escolas da região Oeste integram a lista dos vencedores do Prémio ‘Quem Brinca É Quem É’, que distingue projectos focados no método de aprendizagem ‘Aprender Através do Brincar’ destinados a alunos do 1º e 2º ciclo, promovido pela Fundação Santander Portugal em colaboração com a Direcção-Geral da Educação e a Rede de Bibliotecas Escolares. Os estabelecimentos escolares oestinos distinguidos pertencem aos concelhos de Alcobaça e Óbidos, anunciou hoje a organização.

Os vencedores incluem 10 escolas públicas e um município, e serão anunciados esta quinta-feira, num evento que terá lugar no Auditório Santander, em Lisboa. A sessão contará com a presença e intervenções do secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha, da presidente da Fundação Santander, Inês Oom de Sousa, e do psicólogo Eduardo Sá.

A Fundação Santander Portugal instituiu este prémio para promover boas práticas e metodologias inovadoras de ensino no âmbito do Aprender Através do Brincar - um método pedagógico que incentiva de forma lúdica a aprendizagem de competências essenciais para a vida e para o trabalho no século XXI, como a criatividade, a comunicação e a capacidade de resolução de problemas. Citada num comunicado enviado ao ALVORADA, Inês Oom de Sousa destaca que “a adesão ao prémio superou todas as expectativas, foram mais de 400 [425] as candidaturas que recebemos, de todos os distritos de Portugal continental e das Regiões Autónomas”. E acrescenta: “o nosso objectivo desde o primeiro momento foi contribuir para levar este método de ensino até às crianças portuguesas. Brincar é um superpoder.  A brincar desenvolvemos competências cognitivas e emocionais essenciais. Temos de aproveitar a capacidade inata e o interesse natural das crianças por brincar, ajudando-as a aprender de forma mais significativa e a terem gosto em fazê-lo agora e ao longo da vida”.

Os vencedores recebem por igual, um prémio no valor de 5.000 euros, uma viagem à LEGO House na Dinamarca, formação na metodologia promovida pela LEGO Foundation em Portugal e um kit LEGO ou uma mesa de reuniões LEGO.

O Centro Escolar de Alcobaça/Agrupamento de Escolas de Cister concorreu com o projecto ‘Escape Room Play & Learn’, que desenvolve uma ferramenta pedagógica em cenário de 'Escape Room' que desafia os alunos a trabalhar em equipa para desvendar enigmas, decifrar códigos e superar obstáculos. Já o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos concorreu com ‘MyMachine’, um projecto que integra as crianças do pré-escolar e 1º ciclo com os alunos do ensino profissional e universidade, em que as crianças propõem e elegem uma ideia de uma máquina para resolver um problema, que depois é construída pela universidade, numa colaboração que combina diversos agentes da comunidade.

Texto: ALVORADA com comunicado da FS
Fotografia: Direitos Reservados