Urgências dos hospitais públicos de Peniche e de Torres Vedras com restrições até quinta-feira revela Ministério da Saúde
- Categoria: Oeste
- 14/06/2024 22:46
O Ministério da Saúde publicou hoje no portal do Serviço Nacional de Saúde o mapa das escalas de urgências até à próxima quinta-feira, que prevê o fecho de vários serviços em todo o país, não escapando a Unidade Local de Saúde do Oeste. Nas três unidades hospitalares públicas oestinas, apenas os diversos serviços de urgências no Hospital Distrital Caldas da Rainha não vão sofrer constrangimentos, funcionando sem limitações as urgências geral, obstetrícia/ginecologia e pediatria.
O mesmo não acontecerá em Torres Vedras e em Peniche. No Hospital Distrital Torres Vedras, a urgência geral não terá alterações de funcionamento neste período, mas já a urgência pediátrica apenas estará apta a receber utentes entre as 9h00/21h00, estando encerrada de sexta a quinta das 21h00 às 9h00.
Já quanto ao Hospital São Pedro Gonçalves Telmo - Peniche, a urgência geral esteve aberta entre as 00h00 e as 8h00, voltando a reabrir no sábado das 8h00 até às 22h00, o que sucederá igualmente entre domingo e quinta-feira. Ou seja, estará diariamente encerrada entre as 22h00 e as 8h00.
Lisboa e Vale do Tejo, que abrange a zona Oeste, é a região do país com maiores constrangimentos, com o fecho total ou parcial nos próximos dias de urgências gerais, de obstetrícia/ginecologia e pediatria dos hospitais de São Bernardo (Setúbal), Garcia de Orta, São Francisco Xavier, Beatriz Ângelo, Nossa Senhora do Rosário (Arco Ribeirinho), Vila Franca de Xira e Rainha Santa Isabel (Torres Novas). No caso do Hospital de Santa Maria, a urgência de obstetrícia, que consta do mapa como encerrada, está a sofrer obras de remodelação. Fonte do hospital adiantou à Lusa que as obras ficam concluídas no final deste mês, com a montagem e testagem de todos os equipamentos a decorrer em Julho e reabertura da urgência no início de Agosto.
O mapa indica ainda as urgências referenciadas, ou seja, que se encontram apenas reservadas às urgências internas e aos casos referenciados pelo CODU e INEM e pela linha SNS 24 em determinados períodos dos próximos dias. Nessa situação estão vários serviços de hospitais de Lisboa e Vale do Tejo, caso das urgências de pediatria e de obstetrícia/ginecologia do Amadora-Sintra, da obstetrícia do São Francisco Xavier e da pediatria do Beatriz Ângelo.
“Os dados apresentados podem sofrer alterações decorrentes de constrangimentos inultrapassáveis”, refere ainda o mapa divulgado pelo ministério de Ana Paula Martins. As escalas disponibilizadas referem-se aos serviços de urgência das especialidades de ginecologia/obstetrícia, pediatria e geral de todos os hospitais que integram as Unidades Locais de Saúde do SNS.
Recentemente, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) pediu a publicitação das urgências encerradas durante o Verão junto dos utentes e alertou ser “muito provável” que os hospitais voltem a enfrentar dificuldades de funcionamento neste Verão, tendo em conta que continuam a debater-se com falta de profissionais de saúde. “No ano passado tivemos dificuldades porque tínhamos falta de recursos humanos. Se essa falta de recursos humanos se mantém, então é muito provável que os resultados sejam os mesmos”, adiantou o presidente da APAH, Xavier Barreto, à agência Lusa.
As informações que indicavam quais as urgências encerradas deixaram de estar disponíveis 'online', mas, na quarta-feira, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou no Parlamento que voltariam a ser publicitadas na quinta-feira, o que só aconteceu hoje. Segundo o Ministério da Saúde, este formato foi concebido para divulgar, de “forma imediata e expedita”, as escalas dos serviços de urgência disponíveis, ainda que, por “constrangimentos inultrapassáveis”, estes dados possam sofrer alterações pontuais.
Em breve, de acordo com um comunicado do ministério, será disponibilizada uma nova página interactiva que será carregada directamente pelos hospitais e que mostrará, a cada momento, o serviço de urgência disponível mais perto a que os utentes podem recorrer. “O Ministério da Saúde encontra-se em articulação permanente com a Comissão de Acompanhamento para encontrar soluções que ultrapassem os constrangimentos”, referiu ainda o gabinete de Ana Paula Martins, que reiterou a importância de os utentes ligarem sempre para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e respectivo encaminhamento clínico.
Texto: ALVORADA com agência Lusa