Fotógrafo Pedro Letria, docente na ESAD das Caldas da Rainha, homenageia emigração portuguesa em exposição nos EUA
- Oeste
- 07/06/2024 23:06
O fotógrafo Pedro Letria inaugura este sábado no estado norte-americano de Massachusetts uma exposição de homenagem "à esperança, aspirações e conquistas" dos emigrantes portugueses que chegaram aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Esta exposição fotográfica, cuja inauguração está agendada para o início da tarde, terá lugar no Boott Cotton Mills Museum, no Parque Histórico Nacional de Lowell, um importante parque nacional norte-americano, e terá o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Intitulada 'Os portugueses em Lowell, o familiar e o novo', a exposição de Pedro Letria apresenta uma visão íntima da comunidade portuguesa de Lowell, uma cidade de Massachusetts com uma forte presença lusa que o fotógrafo visitou pela primeira vez em 2021, para ensinar fotografia na Universidade de Massachusetts. "Não esperava chegar a um bairro com uma manifestação tão extraordinária de identidade cultural. Esta comunidade foi criada por pessoas que deixaram a sua terra natal por necessidade, em busca de uma vida melhor. Aqui eles esforçaram-se para manter viva sua herança", explicou o autor num comunicado enviado à Lusa. Ao longo de quatro meses, disse o fotógrafo, foi-lhe "oferecido um relato em primeira mão do que é varrido para debaixo do tapete em Portugal, a minha terra natal: como a vida nas ilhas dos Açores e da Madeira proporcionou durante séculos oportunidades limitadas".
Durante gerações, açorianos e madeirenses "olharam para o oeste, para as Américas, e não para o leste, para o continente, em busca de um caminho a seguir", observou. "Algumas pessoas falaram-me da aceitação de Lowell pelos trabalhadores imigrantes portugueses e partilharam o seu orgulho pelo papel que desempenharam na construção do poderio industrial da América. As famílias abriram-me as suas portas e debruçaram-se sobre álbuns de fotos, reunindo histórias de lutas e sucessos", acrescentou ainda Pedro Letria.
Entre os episódios que recorda com mais orgulho está o do momento em que viu a polícia local gerir o trânsito para a procissão de Nossa Senhora de Loreto no fim de semana em que chegou à cidade, destacando o facto de a comunidade portuguesa "merecer tanto respeito". “As tradições deles - as tradições do meu povo - prosperaram em praça pública”, celebrou o autor. "Estas fotografias são a minha homenagem à esperança, aspirações e conquistas de todos aqueles que desembarcaram nestas terras em busca de uma vida melhor", concluiu.
A exposição, gratuita e aberta ao público, surgiu de uma colaboração entre o Centro Saab de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts de Lowell e o Parque Histórico Nacional de Lowell.
Além de fotógrafo, Pedro Letria é também autor de sete livros e professor, leccionando na Escola Superior de Arte e Design, nas Caldas da Rainha, e já foi galardoado com o Prémio António Quadros.
Texto: ALVORADA com agência Lusa