‘Green Sheikh’ dos Emirados Árabes Unidos visitou Cetemares em Peniche
- Oeste
- 28/05/2024 23:42
O xeique Abdul Aziz bin Ali Al Nuaimi, dos Emirados Árabes Unidos, esteve nas instalações do Cetemares, em Peniche, para conhecer a realidade deste polo de investigação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) e do MARE - Politécnico de Leiria. Conhecido por ‘Green Sheikh’, o membro da família real do emirado de Ajmã, localizada junto ao Golfo Pérsico, inteirou-se da formação e investigação na área da economia azul, bem como a estratégia que está a ser construída em torno do ‘Hub’ Azul de Peniche - Smart Ocean.
A visita da comitiva internacional realizou-se no sábado, mas só foi revelada esta terça-feira pelo Politécnico de Leiria. Acompanhada por membros da Green Sheikh Academy, esta viagem à cidade piscatória oestina terá permitido a identificação de sinergias ao nível da literacia dos oceanos e do desenvolvimento de programas de formação conjuntos, envolvendo investigadores, docentes e estudantes de ambos os países. “O ecossistema de inovação para a economia azul, que está a nascer em Peniche, permitirá criar um contexto de oportunidade único para o estabelecimento de parcerias, visando o desenvolvimento de acções que contribuam para o bom funcionamento dos ecossistemas marinhos”, afirma Sérgio Leandro, director da ESTM e coordenador científico da Smart Ocean, num comunicado enviado ao ALVORADA.
A ida a Peniche, integrada na visita à região Oeste e ao Arquipélago dos Açores, contou igualmente com uma passagem pela ilha da Berlenga, território integrante da Reserva da Biosfera da UNESCO, durante a qual Abdul Aziz bin Ali Al Nuaimi teve a oportunidade de mergulhar junto da biodiversidade subaquática e contactar de perto com os ecossistemas marinhos, conclui a nota de imprensa.