Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

IPL assina contrato de consignação para obras de reabilitação da residência de estudantes em Caldas da Rainha

IPL

O Politécnico de Leiria assina esta tarde o auto de consignação da empreitada de reabilitação da Residência de Estudantes ‘Rafael Bordalo Pinheiro’ nas Caldas da Rainha. A cerimónia está agendada para as 15h00 na residência de estudantes, que assinala o arranque da obra de reabilitação do edifício, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiado através do PRR - Programa de Recuperação e Resiliência.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o IPL informa que a intervenção permitirá uma recuperação do edifício localizado na Rua Vitorino Fróis, melhorando o conforto e eficiência energética dos seus sistemas, assim como uma readaptação dos espaços e uma optimização do seu funcionamento. No final da requalificação, o edifício passará a oferecer 117 camas, mais 13 do que as actuais 104.

O Instituto Politécnico de Leiria foi uma das instituições que celebrou contratos de financiamento do PNAES, tendo tido nove candidaturas aprovadas no âmbito do PRR: cinco para adaptação, aquisição e renovação de residências e quatro para construção de novas residências, que abrangem uma adaptação para residência (Convento de Santo Estevão), sete renovações de actuais residências (quatro em Leiria, duas nas Caldas da Rainha e uma em Peniche) e a construção de cinco novas residências (Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Pombal). A construção e renovação destas residências de estudantes representa um investimento acima de 25 milhões de euros, financiados através do PRR.

Esta iniciativa está associada ao Programa ‘Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis’, enquadrado no Investimento RE-C02-i06 do PRR, que procura apoiar os estudantes deslocados, disponibilizando alojamento condigno, e contemplando a redução dos respectivos custos. “Com o aumento do alojamento disponível, será possível minimizar os custos directos dos estudantes e das suas famílias, com especial ênfase para os estudantes em situação de vulnerabilidade social e económica”, sublinha o IPL.

Texto: ALVORADA com comunicado do IPL