Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Gala Geoparque Oeste celebra esta noite chancela da UNESCO no CCC das Caldas da Rainha

Cartaz Gala Geoparque Oeste 1

O reconhecimento do Geoparque Oeste como Geoparque Mundial da UNESCO vai ser celebrado esta noite durante uma gala no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. A sessão que vai decorrer no grande auditório do CCC vai reconhecer e distinguir cerca de 30 pessoas e entidades que, de acordo com a Associação Geoparque Oeste, “contribuíram e contribuem de forma excepcional para que o território destes seis municípios” tenha alcançado o reconhecimento mundial.

Entre as várias instituições oficiais convidadas, destaca-se a presença, em nome do Governo, secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, para além de representantes do Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, entre autarcas, academia e entidades de âmbito local e regional.

Na sessão de hoje, com início às 20h30, haverá ainda espaço para alguns momentos musicais que irão transmitir tradição e costumes do Geoparque Oeste, como é o caso do grupo ‘Rufinhos’ de Torres Vedras, do Rancho Folclórico de Geraldes e do Coro Municipal da Lourinhã que fará uma composição em parceria com o Grupo de Cantares dos Bons Reis Magos do Avenal, Cadaval.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a AGEO destaca que o reconhecimento formal pela organização das Nações Unidas, no passado mês de Março, é “um marco na estratégia de desenvolvimento regional do Oeste” que será assim celebrada na ‘Gala do Geoparque Oeste’. Para João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã e presidente da direcção da AGEO, “este será um momento para assinalar verdadeiramente o reconhecimento de todas as pessoas e entidades que contribuíram para a concretização deste marco histórico na região Oeste. Será acima de tudo um momento de festa”.

A Gala Geoparque Oeste será o momento para celebrar a chancela UNESCO atribuída ao território que junta os concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. Em causa está, segundo a AGEO, a “relevância e unicidade de todo o património natural e cultural do Geoparque Oeste”. Neste evento serão reconhecidas pessoas e entidades que contribuíram para o sucesso deste processo, mas também será apresentada e lançada a primeira edição das distinções ‘Geoparque Oeste’, que pretende distinguir os parceiros que se distinguiram nas áreas da Geoconservação, Geoeducação, Geoturismo, Comunicação e Parcerias.

Para o coordenador-executivo do Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, “neste segundo sábado de Maio subirão ao palco aqueles cujo seu papel no território, em particular no desenvolvimento do Geoparque Oeste, merecem ser distinguidos e aplaudidos por todos os presentes. Neste dia, pretendemos homenagear o território através das suas gentes, mas também demonstrar que somos um território único e diferenciador no espectro nacional e internacional”. 

Com início às 20h30, a Gala Geoparque Oeste é aberta ao público e de entrada gratuita. A organização convida todos os interessados em marcar presença trajando roupa de gala. Haverá ainda a oportunidade de degustação de alguns produtos ‘Prego Dourado’, programa que, segundo a AGEO, “alia o património, a gastronomia e os produtores locais” dos seis concelhos. Este programa pretende promover a ligação entre o património geológico, cultural e biológico da região e as tradições gastronómicas locais, contribuindo para a preservação da identidade das comunidades e o desenvolvimento sustentável dos agentes económicos locais.

Texto: ALVORADA