Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Torres Vedras com centro de testes a partir de terça-feira

centrotestes covid em torres

O concelho de Torres Vedras contará, a partir da próxima terça-feira, com um centro de testes para detectar a doença Covid-19, anunciou esta noite o município em comunicado. Os testes serão realizados todos os dias, de forma gratuita, estando sujeitos a prescrição por parte do médico do Centro de Saúde de Torres Vedras na ADC - Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes Covid-19 (ADC), com posterior marcação para data e hora específicas.

Todavia, a autarquia sublinha que “todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura igual ou superior a 38ºC) ou dificuldade respiratória (dispneia) devem contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24)”. Será consoante os critérios de gravidade que os profissionais de saúde da Linha SNS 24 poderão indicar que o doente suspeito do vírus se deve dirigir para avaliação médica a uma das Áreas Dedicadas Covid-19 (ADC) do concelho - no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras e no Centro de Saúde de Torres Vedras - ou que permaneça no seu domicílio em auto-cuidados.

Este é uma das 35 Áreas Dedicadas (ADC) à Covid-19 que a ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo decidiu abrir em unidades de saúde, sete das quais na região Oeste. No ACES Oeste Sul vão estar operacionais nos Centros de Saúde de Torres Vedras e da Lourinhã, para além de Mafra (que integra este ACES mas não pertence à região Oeste). No ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte vão funcionar em Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré e Peniche.

“Note-se que os testes estão sujeitos a critérios clínicos de prioridades definidos pela Norma nº4/2020 da Direcção-Geral da Saúde, bem como a critérios epidemiológicos por forma a quebrar cadeias de transmissão”, destaca ainda a informação enviada ao nosso jornal.

A prioridade estabelecida para o teste à Covid-19 é a seguinte: doentes com critérios de internamento hospitalar; recém-nascidos e grávidas; profissionais de saúde sintomáticos; contactos sintomáticos de casos confirmados; doentes com comorbilidades, nomeadamente com DPOC, asma, insuficiência cardíaca, diabetes, doença hepática crónica, doença renal crónica, neoplasia maligna activa, ou estados de imunossupressão; doentes em situações de maior vulnerabilidade, tais como residência em lares e unidades de convalescença; doentes com contacto próximo com pessoas com as comorbilidades atrás identificadas.

É pedido à população em geral para que se mantenha em casa, cumprindo o isolamento social voluntário. Apela-se para que seja mantida a serenidade e para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e das demais autoridades.

Texto: ALVORADA