10º Fórum ‘Vê Portugal’ do Turismo Centro de Portugal vai decorrer em Torres Vedras entre 3 e 5 de Junho
- Oeste
- 18/04/2024 17:14
A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje o programa da 10ª edição do Fórum de Turismo Interno 'Vê Portugal', que vai decorrer na cidade de Torres Vedras entre os dias 3 e 5 de Junho. Este ano, o tema central do evento é ‘Turismo: Ponte para gerar entendimentos’. Este fórum é uma iniciativa anual da TCP, que junta alguns dos maiores especialistas para uma discussão alargada sobre os desafios do turismo interno. Torres Vedras é a 10ª cidade da região a receber o evento, depois de Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Tomar e Covilhã.
Numa nota enviada ao ALVORADA, a organização informa que todos os pormenores desta iniciativa foram revelados durante uma conferência de imprensa em Lisboa, e na qual intervieram, por parte da Turismo do Centro, Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva, Sílvia Ribau, chefe do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, além da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.
Na conferência de imprensa, Jorge Sampaio começou por recordar que "o turismo é das actividades económicas mais resilientes do país. É também das que mais evolui e mais inovação traz à nossa economia. Nos últimos anos, o perfil da procura turística mudou. Este fórum serve também para discutir as inovações e mudanças que o turismo interno tem vivido. Vamos ter a oportunidade de mostrar um Centro de Portugal que está sempre à frente desta inovação".
Laura Rodrigues frisou que "para Torres Vedras, é muito importante poder receber este ano o Vê Portugal. Somos uma cidade média, com características urbanas e rurais. Somos um território vinhateiro, muito ligado à História, com fortificações que foram a primeira linha de defesa das invasões francesas. Temos 20 quilómetros de costa. Reunimos vários condimentos para agradar a quem nos visita e para sermos um belo anfitrião deste fórum".
Coube a Adriana Rodrigues apresentar os detalhes do programa do Fórum Vê Portugal, em que não vão faltar os motivos de interesse e que irão posicionar Torres Vedras como capital do debate do turismo interno.
Primeiro dia é dedicado a reuniões de negócio
O maior encontro do turismo interno começa na tarde de dia 3 de Junho. Entre as 17h00 e as 19h00, o espaço Noah Surf House, na Praia de Santa Cruz, recebe a terceira edição das Reuniões B2B. Sílvia Ribau apresentou esta iniciativa, que junta os agentes da oferta turística da sub-região Oeste com operadores turísticos e agentes de viagens nacionais. O objectivo é que seja um momento de que resultem novas ideias e projectos de negócio na região. Após as Reuniões B2B, terá lugar um ‘welcome drink’ no mesmo espaço, reservado aos participantes nestas reuniões, oradores e convidados.
Debates e descoberta do território no segundo dia
O dia seguinte, 4 de Junho, tem uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro-Cine de Torres Vedras. A sessão de abertura será presidida por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (antigo presidente da TCP) e contará ainda com a presença de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Raul Almeida, presidente da TCP, para além da autarca-anfitriã Laura Rodrigues.
Segue-se o primeiro painel de discussão, que é dedicado ao tema 'Desafios para as Entidades Regionais de Turismo'. Moderado por Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, terá como protagonistas os presidentes das Entidades Regionais de Turismo: Raul Almeida (Turismo Centro de Portugal), Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte), Carla Salsinha (Turismo de Lisboa), José Santos (Turismo do Alentejo) e André Gomes (Turismo do Algarve).
Ainda de manhã terá lugar o segundo painel com o tema ‘Turistas Improváveis: Experiências inspiradoras rumo à promoção da paz em territórios de guerra’ e moderado por Dulcineia Ramos, vereadora na Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo como participantes alguns ‘turistas improváveis’, que contarão as suas experiências inspiradoras, procurando avaliar de que forma a sua acção promove a paz em territórios com maior agitação social. Integram o painel Bruno Santos, piloto de motos TT e Rally Raid de Torres Vedras, Mário Patrocínio, escritor e cineasta também torriense, e Rui Nunes da Silva, presidente do IPAV - Instituto Padre António Vieira.
A tarde do segundo dia convida todos os participantes no ‘Vê Portugal’ a ‘Criar Pontes em Torres Vedras’, uma iniciativa que promove os principais activos turísticos do concelho. Estão previstas uma série de actividades, que pressupõem a inscrição prévia dos participantes, nomeadamente uma visita às Linhas de Torres, descobrir o Centro Histórico de Torres Vedras, visita com degustação de vinhos à ‘Adega Mãe’ e visita ao Centro de Artes e Criatividade.
Jantar oficial distingue personalidades do Turismo
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, preside ao Jantar Oficial ‘Vê Portugal’, na noite de dia 4. Um dos momentos mais aguardados do programa, este jantar é já uma ‘imagem de marca’ do Fórum. É a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia as empresas e personalidades que se mais destacam no sector turístico nacional e regional.
Durante o jantar serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projectos inovadores no sector do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal.
A participação no jantar oficial ‘Vê Portugal’, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.
Terceiro dia com programa intenso
Com a moderação, ao longo de todo o dia, de Paulo Baldaia, jornalista e comentador, o dia 5 inicia com uma manhã integralmente dedicada a debater a capacidade do turismo em gerar entendimentos, dando corpo ao mote do Fórum. Os trabalhos começam com o painel ‘O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz’, com o lourinhanense Nuno Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maryna Mykhailenko, embaixadora da Ucrânia em Portugal, Euhenia Kubakh, directora de Desenvolvimento na organização ucraniana ‘Centro das Liberdades Civis’, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2022, o Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e o ‘sheik’ Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa.
A manhã prossegue com o painel ‘A Paz como Destino Turístico’, em que será analisada a importância da perceção de segurança nas escolhas dos turistas. Participam Carlos Moura, presidente da AHRESP, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Bernardo Trindade, presidente da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, Lídia Monteiro, vogal do Conselho Executivo do Turismo de Portugal e Filipe Domingues, representante em Portugal do IEP - Instituto para a Economia e Paz, instituição responsável pelo estudo Global Peace Index 2023, o índice que mede a segurança dos países mais seguros do mundo.
Ainda de manhã, o painel ‘A paz começa aqui! Formas de estimular a cooperação e a coesão territorial’ colocará em evidência a cooperação entre organizações e instituições. São intervenientes Purificação Reis, presidente da ACISO - Associação Empresarial Ourém - Fátima, António Marques Vidal, presidente da APECATE, Miguel Torres, presidente da direcção da Minha Terra - Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local e Jorge Brandão, vogal-executivo da Comissão Directiva do Centro 2030.
À tarde, o último painel do programa é dedicado aos ‘Impactos da guerra na economia mundial e nacional’. João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, é um dos oradores, ao lado de D. Américo Aguiar, cardeal e Bispo de Setúbal, Sebastião Bugalho, jornalista e comentador, e João Duque, presidente do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
A sessão de encerramento juntará Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior área turística nacional, abrangendo 100 municípios, entre os quais os 12 que integram a Região Oeste.