Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: sobe para 19 os casos de doentes no Oeste com mais cinco casos em Alenquer e Torres Vedras

Covid 19 7

O concelho de Alenquer conheceu os dois primeiros casos positivos de Covid-19 que até então não tinha registo de infectados. Na sua página do Facebook, a autarquia revela que “são casos importados, de pessoas que viajaram de Espanha onde terão contraído o vírus. Em nenhum dos casos existiram contactos sociais na comunidade, havendo um deles decidido fazer quarentena à chegada a Portugal, na qual lhe surgiram os primeiros sintomas, e no outro caso, os sintomas terão aparecido ainda durante a viagem com destino a Portugal, tendo seguido para acompanhamento médico”.

O concelho de Torres Vedras tem hoje sete casos de doentes contaminados pelo Covid-19, mais três do que ontem, informou esta noite a autarquia torriense. Eleva-se assim para 17 os casos registados na região Oeste, depois de também esta tarde a Câmara Municipal de Peniche ter anunciado mais um doente infectado com o novo coronavírus, elevando-se para dois casos. Os restantes casos estão distribuídos pelos concelhos de Caldas da Rainha (6), Alcobaça (1) e Bombarral (1).

Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Nazaré, Óbidos e Sobral der Monte Agraço continuam, entre os 12 municípios do Oeste, sem registo oficial de doentes contaminados com o Covid-19, segundo dados da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

No concelho de Torres Vedras encontram-se ainda a ser acompanhados pelas autoridades de saúde 10 casos suspeitos, encontrando-se as pessoas a aguardar os resultados laboratoriais em regime de quarentena nos seus domicílios. “A evolução da situação epidemiológica no território leva a que existam, neste momento, 135 contactos sob vigilância das autoridades de saúde”, destaca em comunicado a Câmara Municipal.

No concelho de Peniche, segundo o relatório da situação epidemiológica no concelho revelado hoje pela autarquia, há 11 suspeitos assintomáticos, estando 11 em quarentena e, ainda, dois estão a aguardar análise o resultado das análises à doença causada pelo SARS-CoV-2. Relativamente ao segundo caso positivo, a autarquia não divulgou a localização geográfica do doente mas garante que “de imediato foram tomadas as medidas de prevenção junto da comunidade próxima”.

No concelho do Cadaval, estão sete pessoas em vigilância activa. No concelho do Bombarral, segundo os últimos dados, são duas pessoas em isolamento por precaução.

A nível nacional, segundo os dados da DGS - Direcção-Geral da Saúde, dos 33 mortos confirmados em Portugal, 26 são pessoas com 70 anos ou mais (78,7%), cinco delas entre os 70 e 79 anos de idade e 21 (12 homens e nove mulheres) com mais de 80 anos. Quase 80% dos óbitos associados à doença provocada pelo novo coronavírus em Portugal são de pessoas com 70 anos ou mais, segundo o novo boletim epidemiológico. As vítimas mais jovens tinham entre 50 e 59 anos (três casos). Os dados registam ainda quatro vítimas mortais entre os 60 e os 69 anos de idade.

Segundo o novo boletim epidemiológico, estão confirmadas 14 mortes na região Norte, seis na região Centro, 12 na região de Lisboa e Vale do Tejo (onde está inserida a região Oeste) e uma no Algarve. De acordo com a DGS, Portugal regista um total de 2.362 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, a grande maioria (2.159) está a recuperar em casa e 203 estão internadas (mais dois), 48 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos (mais uma).

A região Norte continua a registar o maior número de infeções, totalizando 1.130, seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (852), da região Centro (293), do Algarve (46) e do Alentejo (seis casos).

Há 12 casos na Madeira e 12 nos Açores. O boletim dá ainda conta de 11 casos de estrangeiros.

Desde 1 de Janeiro foram registados 15.474 casos suspeitos, dos quais 1.783 aguardam resultado laboratorial. Houve ainda 11.329 casos em que os testes não confirmaram a infecção e 22 doentes que já recuperaram (11 em Lisboa e Vale do Tejo, oito na região Centro e três na região Norte).

O boletim epidemiológico indica que há 44 casos que resultam da importação do vírus de Espanha, 26 de França, 20 de Itália, 11 da Suíça, 11 do Reino Unido, seis dos Países Baixos, cinco do Brasil, quatro da Áustria, três dos Emirados Árabes Unidos, três da Índia, dois da Alemanha, dois de Andorra, um da Bélgica, um da Alemanha e Áustria, um do Irão, um do Egito e outro da Dinamarca.

Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de Abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do Covid-19, já infectou mais de 360 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Notícia actualizada às 22h45.

Texto: ALVORADA com agência Lusa