Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Associação Clowncare no arranque do Plano de Apoio à Intervenção em IPSS’s do concelho da Lourinhã

Palhacos

A Santa Casa da Misericórdia e o Centro Social e Paroquial da Lourinhã foram as primeiras IPSS’s - Instituições Particulares de Solidariedade Social do nosso concelho a receber o projecto da Associação Clowncare - uma Organização Não-Governamental - que promove a qualidade de vida de seniores institucionalizados através da Arte do Palhaço. Esta iniciativa marcou o arranque do Plano de Apoio à Intervenção em IPSS’s promovido pelo Município da Lourinhã.

A Câmara Municipal tem vindo a desenvolver um plano de actividades de apoio à intervenção das IPSS’s do concelho. O objectivo é combater a solidão na Terceira Idade, criando momentos de felicidade e interação, transformando o palhaço numa forma privilegiada de conseguir viver esses momentos. “Este plano municipal apresenta propostas de actividades orientadas para oito entidades concelhias, com respostas sociais para idosos, e o seu custo é inteiramente suportado pela autarquia”, destaca a edilidade em comunicado enviado ao ALVORADA.

A intervenção da Clowncare não é um espectáculo mas sim uma interação entre palhaços e idosos em modo de visitas, que têm a duração de hora e vão passar duas vezes, ao longo do ao, por cada uma das oito IPSS’s integradas neste Plano de Apoio à Intervenção: Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã; Centro Social, Paroquial da Lourinhã; Centro Social e Paroquial de Reguengo Grande; Centro Social, Paroquial de Moita dos Ferreiros; Associação Social Cultural e Humanitária da Atalaia; Associação para o Desenvolvimento de Miragaia; Centro Social e Cultural de Ribamar; e Santa Casa da Misericórdia da Marteleira.

Quanto às várias iniciativas que estão agendadas no âmbito desta iniciativa estão contempladas, entre outras, o Piquenique das IPSS’s, Desfile de Carnaval, Fotografia Sénior, Espectáculo Contos na Eira, Workshop para técnicos das IPSS’s – ‘Utilização da Arte do Palhaço e do Humor de Forma Terapêutica em Contextos Gerontológicos’ e cedência de jogos de estimulação cognitiva. No âmbito das actividades da Agenda Maior estão previstos o Espectáculo Fado na Vila e o Espectáculo de Magia. Para o Baile de Carnaval em Torres Vedras, Baile da Pinha, Festa da Primavera, Tarde Sénior nas Adiafas, enquanto actividades no âmbito da ‘Agenda Maior’, o Município da Lourinhã garante a cedência do autocarro municipal. Para o passeio anual para as IPSS’s está também prevista a cedência do autocarro municipal.

Texto: ALVORADA. Foto: CMC.