Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Museu da Lourinhã distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia

museudalourinha

O Museu da Lourinhã foi hoje distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que revelou os seus prémios anuais, numa cerimónia realizada no Museu do Ar, em Pero Pinheiro, Sintra. O museu do GEAL foi distinguido pela 'Virtual Jurassic Expedition', inserida na categoria ‘Prémio Projectos e Conteúdos Digitais’. Foi a única instituição da região Oeste reconhecida nesta sessão.

A lista completa dos vencedores é a seguinte:

Prémio Museu do Ano 2023 - Prémio: Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes; Menção Honrosa: Museu do Caramulo.

Prémio Exposição Temporária - Prémios - Museu de Santa Maria de Lamas - 'A Rota Do Mediterrâneo' - Exposição Temporária de Fotografia; Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado - 'A Outra Vida Dos Animais'; Menções Honrosas: Casa Fernando Pessoa - 'Jogo Do Desassossego - A Partir Do Livro do Desassossego de Bernardo Soares'; Câmara Municipal do Porto - 'D. Pedro, A Independência do Brasil e o Porto'; Centro De Arqueologia e Artes de Beja - Câmara Municipal De Beja 'Memória e Mitos. O Touro na Obra de Jorge Vieira'.

Prémio Projecto Internacional - Prémio: Museu do Coa - Exposição Internacional 'Arte Sem Limites. Côa e Siega Verde'; Menções Honrosas: Museu Bienal de Cerveira 'XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira'; Museu da Pólvora Negra - 'Dream - Realidade Digital e Actividades Educativas em Museus 2020-2022'.

Prémio Projectos e Conteúdos Digitais - Prémios: Centro da Banana da Madeira - Centro Interpretativo; Museu Nacional de Arte Antiga - 'À Nossa Guarda. A Escolha de Quem Cuida'; Museu Mineiro de São Pedro da Cova - 'Uma Experiência Significativa, Sensorial E Cognitiva!'. Menções Honrosas: Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva - 'Sala Imersiva. Pintura Em Movimento de Vieira da Silva'; Museu da Lourinhã - 'Virtual Jurassic Expedition'; Museu Nacional do Azulejo - 'Azulejar'; Museu do Ar e Câmara Municipal de Alverca - 'Visita Virtual do Polo do Museu do Ar, Em Alverca'.

Prémio Marketing e Comunicação - Prémios: Museu Sporting - 'Museu Sporting foi Assaltado!'; Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Governo dos Açores - 'A Inspiração É de Quem A Procura. E Cada Museu Açoriano Tem A Sua'. Menções Honrosas: Centro de Arqueologia de Lisboa - Lisboa Romana 'Felicitas Julia Olisipo: Redescobrindo A Economia de Olisipo'; Museu do Oriente - Exposição 'Animal Farm'.

Prémio Transporte de Património - Prémios: Museu Nacional de Arte Contemporânea; Temporada Cruzada Portugal–França.

Prémio Actividade Escolar - Prémios: Areal Editores 'Projecto Somos História | 3º Ciclo'; Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo. Vila Nova de Gaia - Exposição 'Da Escola do Estado Novo à Escola democrática'; Agrupamento de Escolas da Batalha - Projecto educativo 'O Património e a biodiversidade na Batalha em torno do rio Lena - Conhecer para proteger'.

Prémio Projecto Académico - Prémios: Sandra Senra - 'Objectos de design em Museus - Portugal Industrial - Ligações Entre O design e a Indústria - Estudo de caso em profundidade tese de doutoramento'; Ana Nóbrega: 'A Cultura Baleeira Na Madeira. Estudo Lexical E Comparação Com Os Açores - Dissertação de Mestrado'.

Prémio Parceria - Prémios: Museu de Arte, Arquitetura E Tecnologia - 'Roteiro Para a Saúde Mental'; Museu de Lisboa - 'Marcar O Lugar. Encontros No Museu'; Museu da Memória de Matosinhos - 'Mar de Luz. Evocação dos 75 anos do naufrágio de 1947'; Menções Honrosas: Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado 'Portugal Entre Patrimónios'; Museu da Farmácia - 'A Museologia e a Inclusão dos Públicos';  Museu Nacional Ferroviário - '1922-2022. Lagos A Última Paragem Exposição do Centenário da Chegada do Comboio A Lagos'.

Prémio Organismo Internacional - Prémios: Conselho Internacional de Museus (ICOM) 'Nova definição de Museu'.

Prémio Salvaguarda, Conservação e Restauro - Prémios: Museu Municipal de Loulé - 'Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto: Um desafio para a Conservação'. Menções Honrosas: Palácio Nacional da Pena - 'O Contributo da Técnica de Limpeza a laser para a Musealização do Busto do Rei de D. Fernando II do Palácio da Pena'; Museu Marítimo de Sesimbra - 'Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural da Casa da Água e do Aqueduto de Nossa Senhora do Cabo Espichel'; Museu Municipal Carlos Reis - 'Conservação da Colecção de Arqueologia Industrial da Central do Caldeirão'.

Prémio Projecto de Educação e Mediação Cultural - Prémios: Museu Marítimo de Sesimbra - 'Ouvir O Mar daqui'; Museu da Pólvora Negra - 'Dream - Realidade Digital e Actividades Educativas Em Museus 2020-2022'. Menções Honrosas: Museu de Lamego - 'Sala Colonial. Projecto Artístico e Educativo'; Museu da Marioneta - 'Exposição Paralela - Os Animais Saem da Caixa'; Museu do Traje - 'São Brás de Alportel Serviço de Educação e Mediação'.

Prémio Incorporação - Prémios: Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa - 'Doacção Bühler-Brockhaus - Ao Serviço dos Outros'. Menções Honrosas: Museu da Chapelaria Luís Stoffel - 'A Arte da Chapelaria'; Museu do Linho e do Mundo Rural - 'Doacção da Colecção de Abílio Soares Ferreira'; Museu Municipal do Crato - 'Arte Cristã Etíope e Espaço Volte-Face Medalha'.

Prémio Investigação e Difusão Científica - Prémios: Museu Marítimo de Sesimbra - Congresso Internacional de Cefalópodes; Museu Municipal de Loures - Investigação Arqueológica no Largo do Espírito Santo - Bucelas. Menções Honrosas: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - II Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património; Museu do Oriente - Ciclo Conferências - Histórias de Um Império - Colecção Távora Sequeira Pinto; Museu Benfica - Cosme Damião 'Congresso | Mediação e Educação: Viver o Presente, Construir o Futuro'.

Prémio Trabalho em Museografia - Prémios: Museu Municipal de Loulé - 'Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto: dois Edifícios, Cinco Séculos, Uma História Única!'; Museu Marítimo de Ílhavo - 'Requalificação e Renovação da Museografia do Navio-Museu Santo André'. Menções Honrosas: Museu do Monte Branco - Estaleiro Museu do Monte Branco; Museu Mineiro de São pedro da Cova - 'Viagens e memórias!'.

Prémio Trabalho Jornalístico/media: Prémios: Gonçalo Cardoso; Antena 1; Antena 2; Rádio Observador; SIC.

Prémio Colecionador - Prémios: José Pacheco Pereira; Valério E. Figueiredo.

Prémio Colecção Visitável - Prémios: Colecção Visitável da Farmácia - 'Um Templo da Ciência, Em Vila Viçosa'. Menções Honrosas: Centro da Banana da Madeira - Centro Interpretativo; Museu de Ciência da Universidade de Coimbra - 'Gabinete de Curiosidades: Uma Interpretação'.

Prémio catálogo - Prémios: Direcção Regional da Cultura - Governo Regional dos Açores e Agência para o desenvolvimento da Cultura Nos Açores  'Mar Tenebroso. O Projecto 'Margullar' e 'Os Naufrágios dos Açores'; Museu Nacional de Arte Contemporânea | Museu do Chiado - 'A Outra Vida dos Animais'. Menções Honrosas: Museu São João de Deus - 'Psiquiatria e História Herbarium. Jardins Criativos'; Museu do Douro - 'Armanda Passos na Colecção Museu do Douro'; Museu da Cidade de Aveiro - 'Cento e Quarenta Anos do Teatro Aveirense'.

Prémio Instituição - Prémios: Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Sesimbra; Grupo de Amigos do Museu de Portimão; Fundação Cupertino de Miranda.

Prémio Edições - Prémios: Museu do Santuário de Fátima Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima 'As Joias e a Bala'; Museu da Comunidade Concelhia da Batalha - 'Saltos No Tempo - Uma Visita Especial ao Museu - Livro Multiformato'; Revista Zeus 'Museus. Cultura. Património'. Menções Honrosas: Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão - 'Definir Um Caminho… Onde Estamos, Para Onde Vamos' Volume 2 da Colecção Ser e Fazer Museu no Século XXI Com coordenação da Rede de Museus/Município de Vila Nova de Famalicão; The Bridge Collection - Livro Infantil 'Era Uma Vez No Museu'; Museu da Horta - 'Museu Azul'.

Prémio Cooperação Internacional - Prémios: Embaixada de França em Portugal; Embaixada Portugal em França.

Prémio Menção Especial - Prémios: Jardim Zoológico de Lisboa; Jardim Botânico da Casa da Cerca, em Almada; Jardim Botânico da Universidade de Coimbra; Jardim Botânico da Ajuda. Instituto Superior de Agronomia. Universidade de Lisboa; Jardim Botânico de Lisboa. Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Universidade de Lisboa; Jardim Botânico Tropical. Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Universidade de Lisboa; Jardim Botânico do Porto. Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto; Oceanário de Lisboa; Aquário Vasco da Gama; Fluviário de Mora; Museu Marítimo de Ílhavo; Museu de História Natural do Funchal; Jardim Botânico da Madeira; Jardim Botânico do Faial. Parques Naturais dos Açores; Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Prémio Mecenato - Prémios: Prince Rain Aga Khan; Fundação Millennium BCP; Lusitânia.

Prémio Mérito Profissional na Área da Museologia - Prémios: Museólogos Adelaide Lopes, David Santos, Joaquim Jorge, Jorge Cunha, Maria De Jesus Monge, Maria Da Luz Nolasco, Mariana Jacob Teixeira, Sofia Marçal, Teresa Pais.

Conferências - Maria Do Sameiro Barroso, Pedro Flor.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)