Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Moeda de colecção 'Miragaia longicollum' entra em circulação a 1 de Junho

moedamiragaialongicollum

O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 1 de Junho, a terceira e última moeda de colecção em liga de cuproníquel com o valor facial de 5 euros, designada 'Miragaia longicollum', integrada na série 'Dinossauros de Portugal'. A distribuição ao público será efectuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Esta moeda desenhada por Joana Bruno, especialista em ilustração científica, apresenta no anverso as vértebras cervicais do 'Miragaia longicollum', bem como o seu crânio e as placas ósseas que acompanhavam a coluna vertebral do animal.

O reverso apresenta a representação em vida deste imponente estegossauro, sendo possível admirá-lo de forma quase tridimensional.

Na versão proof em prata desta moeda comemorativa o 'Miragaia longicollum' surge colorido, com a curiosidade adicional de brilhar no escuro.

A moeda 'Miragaia longicollum' apenas tem poder liberatório em Portugal. 

Da série 'Dinossauros de Portugal' fazem ainda parte as moedas de colecção ‘Dinheirosaurus lourinhanensis’ e 'Lourinhanosaurus antunesi' lançadas em 2021 e 2022, respectivamente.

Recorde-se que este projecto nasceu de uma colaboração entre a Imprensa Nacional Casa da Moeda e o Museu da Lourinhã, o qual foi liderado pelo paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus, investigador da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã, e contou com concepção da ilustradora Joana Bruno.

Texto: ALVORADA