Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: tenente-coronel João Fonseca é o novo comandante do Comando Territorial de Lisboa da GNR

GNR comandante Joao Fonseca

O Comando Territorial de Lisboa da GNR realizou esta manhã a cerimónia de tomada de posse do novo comandante do Comando Territorial de Lisboa, que passou a ser liderado pelo lourinhanense tenente-coronel João Fernando Clara da Fonseca. A cerimónia foi presidida pelo comandante geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general José Manuel Lopes dos Santos Correia, no Quartel dos Paulistas em Lisboa.

João Fernando Clara da Fonseca, que desempenhava as funções de segundo-comandante do Comando Territorial de Lisboa, é natural da Lourinhã e tem 47 anos. É Mestre em Ciências Militares, na especialidade Segurança (GNR), licenciado Ciências Militares na especialidade de GNR, tem uma pós-graduação em Estudos Avançados em Direito e Segurança, conferindo o título de auditor de Segurança Interna, uma pós-graduação em Ciências Militares Segurança e Defesa, uma pós-graduação em Ciências Militares e Policiais, o Curso de Estado Maior Conjunto e o Curso de Defesa Nacional.

Segundo revelou o Comando Territorial de Lisboa na rede social Facebook, João Fernando Clara da Fonseca ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1995, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional. No seu currículo consta ainda as funções de chefe da Divisão de Comunicação e Relações Publicas da GNR, adjunto do Gabinete do General Comandante Geral da GNR, assessor do General Comandante Operacional da GNR, adjunto da Secção de Operações, Informações e Relações Públicas da Unidade de Acção Fiscal, comandante do Destacamento Fiscal de Peniche, comandante do Destacamento Fiscal de Acção e Pesquisa de Lisboa e, ainda, adjunto da Secção de Operações do Comando da Brigada Fiscal. “Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações”, informa ainda a GNR.

O Comando Territorial de Lisboa da GNR é responsável pelo cumprimento da missão desta força de segurança no distrito de Lisboa, tendo ao seu encargo uma área de policiamento de 2.161 km2 e uma população de 481.581 habitantes. O Comando Territorial de Lisboa possui cinco Destacamentos Territoriais sediados em Alenquer, Mafra, Sintra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, com um total de dois subdestacamentos territoriais, 20 Postos Territoriais (entre os quais o Posto da Lourinhã) e dois Postos de Fiscais, três Destacamentos de Trânsito sediados no Carregado, Carcavelos e Torres Vedras e um Destacamento de Intervenção sediado em Mem Martins (Sintra).

Texto: ALVORADA
Fotografia: GNR