Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã assinala este sábado o Dia Internacional dos Museus

CIBV 2

No âmbito do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), este ano com o tema 'Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar', a Câmara Municipal da Lourinhã agendou para este sábado diversas actividades que decorrerão em dois espaços museológicos do concelho: Espaço Museológico de Ribamar 'Olhar o Mar' e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV).

Pelas 15h00, no Espaço Museológico 'Olhar o Mar', em Ribamar, terá lugar a iniciativa 'Biodiversidade, conservação e… polvos', evento que inclui conversa, diversas actividades e partilha de experiências. A iniciativa é realizada em parceria com o MARE-Politécnico de Leiria (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) e financiada pelo SEB (Sociedade para a Biologia Experimental), enquadrando-se também na Semana sobre as Espécies Invasoras e na XIV Quinzena Gastronómica do Polvo. Esta última iniciativa é promovida pelo Município da Lourinhã e decorre até 31 de Maio.

No Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, terá lugar, pelas 21h00, a iniciativa 'CIBV à Noite'. Esta compreende uma visita guiada ao espaço e uma performance musical intitulada 'A Música e a Paz'. Neste recital, o visitante é conduzido numa viagem pela história da música ao longo dos milénios e apresentam-se temas de Bach, Vivaldi, Christoph Gluck e Saverio Mercadante. 'CIBV à Noite' integra-se no âmbito da Noite Europeia dos Museus e enquadra-se ainda na Agenda Cultural do CIBV 'Educar para a Paz'.

A participação nas duas actividades é gratuita.

A 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, o MARE-Politécnico de Leiria realizou sessões de divulgação científica no Espaço Museológico 'Olhar o Mar' destinadas às turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Ribamar. Com o nome 'Cientistas: por que fazemos experiências?' incluiu actividades como jogos e pequenas experiências. Estas sessões versaram os temas da biologia experimental, biodiversidade, alterações globais, biotecnologia azul e espécies invasoras.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)