Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: Aldina Duarte, José Luiz Tavares e Rui Zink no Festival Livros a Oeste de 9 a 13 de Maio

livrosaoeste 22 1sm

A fadista Aldina Duarte e os escritores Rui Zink, José Luiz Tavares e Ana Paula Tavares vão estar no Festival Livros a Oeste, que se realiza entre 9 e 13 de Maio na Lourinhã.

Esta 11ª edição homenageia Mário Cesariny, Natália Correia, Mário-Henrique Leiria e Urbano Tavares Rodrigues, nos seus respectivos centenários, sendo os três primeiros evocados com a presença de figuras conhecedoras do seu trabalho e da sua vida, enquanto o quarto é lembrado com uma exposição.

O festival começa a 9 de Maio, com a inauguração da exposição 'Cem Anos de Um Insubmisso - Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013)', na Galeria Municipal, de acordo com o programa divulgado. No segundo dia, o destaque vai para a conferência 'Burgueses somos nós todos', com a participação dos escritores Rita Ferro, Fernando Cabral Martins e Rui Cardoso Martins.

Já no dia 11, os escritores Ana Paula Tavares, Manuel S. Fonseca e José Luiz Tavares participam na tertúlia 'Afinal o que importa não é a vida nem a morte. E Zás comeu-a'. No quarto dia do festival, a fadista Aldina Duarte e a escritora Maria do Rosário Pedreira integram a conferência intitulada 'Manual anti-angústia e esse fado vaidoso'. Manuel Alberto Valente, Rui Zink e Manuella Bezerra de Melo participam numa outra tertúlia denominada 'Do cadáver de um homem que morre livre'.

O programa termina a 13 de Maio com a conferência 'Recusa das imagens evidentes' por Henrique Cardoso Dias, Filipa Martins e Nuno Costa Santos. No mesmo dia, é apresentado o espectáculo 'A Palavra é uma arma', resultante de uma oficina desenvolvida ao longo do festival por André Neves (Maze), elemento dos Dealema e pioneiro do graffiti portuense.

Todos os dias, há sessões de contos e de poesia, encenações teatrais e feira do livro. O Festival Livros a Oeste realiza-se todos os anos, desde 2012, não se tendo realizado em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)